19 de dezembro de 2025
Baixada FluminenseMunicípiosNotíciasQueimados

Vacina contra bronquiolite já está disponível para gestantes em Queimados

Imunizante é gratuito e indicado para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez
 
 

A Prefeitura de Queimados começou a oferecer a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador da bronquiolite, em unidades da rede municipal de saúde. O imunizante é gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e indicado para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. O objetivo de proteger os recém-nascidos nos primeiros meses de vida.

A vacinação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e ocorre em todas unidades distribuídas pela cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O imunizante é indicado para todas as gestantes a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade. A aplicação é em dose única e deve ser repetida a cada nova gestação.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Betânia Pessoa, o VSR é a principal causa de infecções respiratórias graves em crianças pequenas. “Esse é mais um avanço na saúde pública em todo país, especialmente em nossa cidade. A vacina ao ser aplicada, a gestante produz anticorpos que vão chegar até a criança e protegê-la contra bronquiolite, pneumonia e outras doenças sérias causadas pelo vírus. A vacina oferece proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo hospitalizações“, afirma.

Para se vacinar, a gestante deve apresentar:CPF, caderneta de vacinação e cartão de pré-natal.

 
O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos.

Em 2025, até 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por VSR. Desses casos, a maior concentração de hospitalizações ocorreu em crianças com menos de dois anos de idade, totalizando mais de 35,5 mil ocorrências, o que representa 82,5% do total de casos de SARG por VSR no período.

Como a maioria dos casos é decorrente de infecção viral, não existe um tratamento específico para a bronquiolite. O manejo é baseado apenas no tratamento dos sinais e sintomas que incluem: terapia de suporte; suplementação de oxigênio, conforme necessário; hidratação; e uso de broncodilatadores, (substâncias que promovem a dilatação das pequenas vias aéreas nos pulmões), especialmente quando há chiados evidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *