Uso de suplementação e anabolizantes em busca do corpo perfeito é tema central de evento em Volta Redonda

Venda de anabolizantes com testosterona sintética aumentou 670% nos últimos cinco anos, de acordo com um levantamento da Anvisa

A busca pelo corpo perfeito tem feito muita gente recorrer a atalhos perigosos, como o uso de anabolizantes e suplementos. O primeiro é produzido a partir de hormônios e a venda sem receita especial no Brasil é ilegal; enquanto o segundo é extraído de alimentos, servem para completar a dieta e têm sua venda livre no país.

A venda de anabolizantes com testosterona sintética aumentou 670% nos últimos cinco anos, de acordo com um levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o jornal Valor Econômico em abril. Esses produtos estão proibidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para uso com fins estéticos no Brasil desde 2023.

“Em 2023, o Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu o uso de esteroides androgênicos e anabolizantes (EAA) com finalidade estética, de desempenho ou para ganho de massa muscular no país. O uso indiscriminado dessas substâncias aumenta os riscos à saúde, especialmente à saúde cardiovascular e já é considerado um problema de saúde pública”, destaca o coordenador do curso de Educação Física da Estácio Volta Redonda, Sandro Ribeiro.

Segundo o profissional, por conta da amplitude e importância desta questão, a Estácio organizou um evento especial, que acontecerá nesta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Volta Redonda, a partir das 18h30. O evento faz parte da Semana Nacional de Saúde da Estácio.

“Promoveremos uma roda de conversa e debateremos esse tema com profissionais de diversas áreas: Saúde física e mental, Direito e Educação Física. O evento presencial, voltado para alunos da Estácio, poderá ser acompanhado por profissionais e público interessado pelo tema por meio de uma transmissão ao vivo pela Internet”, detalha Sandro. A transmissão acontecerá nos perfis do Instagram dos cursos da Estácio de Educação Física (@efestaciovr) e Direito (@direito.estacio_vr).

Programação

O evento na Câmara reunirá diversos profissionais de diferentes cursos da Estácio Volta Redonda: Educação Física, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, e abordará os seguintes temas:

-Implicações legais para o comércio e uso de suplementos e anabolizantes em espaços de prática de atividades físicas, com o advogado especializado em Direito Médico, Carlos Eduardo Bozzeda Meira;

-Os impactos dos anabolizantes na saúde, com a médica e enfermeira Fernanda Dantas;

-O papel do farmacêutico no uso de hormônios anabolizantes, com a farmacêutica Renata Estanislau;

-O paradoxo do bem-estar na busca por um corpo ideal, com a mestranda e pesquisadora Aline Martinez;

-Suplementação baseada em evidências, com o nutricionista Gustavo de Lima Franco;

-Suplementos e anabolizantes: A busca pelo corpo perfeito, com a fisioterapeuta Thaísa Roxo Rebelo;

-Biomedicina estética integrativa: o futuro da harmonização fisiológica, com o biomédico esteta Heverton Pires.

Além do evento na Câmara, a programação da Semana da Saúde da Estácio também contará com palestras abertas ao público no campus da Volta Redonda, a partir das 19h: no dia 15 de maio, o tema abordado será “O biomédico e a IA no laboratório: ameaça ou oportunidade”, com Rafael Euzébio, biomédico analista clínico; e no dia 16 de maio, o debate será sobre “Medicina tradicional chinesa: um conhecimento milenar para a saúde do futuro”, com Daniel Gomes, educador físico e fisioterapeuta, pós-graduado em acupuntura e fitoterapia chinesa, doutorando em ciências biomédicas. O campus da Estácio Volta Redonda fica na Avenida Lucas Evangelista, 530, bairro Aterrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *