14 de janeiro de 2026
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

UPAS do Governo do Estado atenderam quase 1,9 mil pessoas em consequência das altas temperaturas em 2026

 
Painel que monitora os níveis de calor ganhou nova apresentação. A plataforma registrou 12 municípios com excesso de calor


O calor extremo dos primeiros dias de 2026 aumentou a procura pelo atendimento de saúde nas 27 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Estado. Somente em12 dias já foram registrados 1.890 pacientes com relatos de sintomas relacionados às altas temperaturas, como dor de cabeça, tontura, náuseas, pele quente e seca, pulso rápido, temperatura corporal elevada, entre os sinais mais comuns. O levantamento foi feito pela Secretaria de Saúde, por meio do painel Monitora RJ.

-Estamos monitorando e aprimorando as ferramentas de acompanhamento dos eventos climáticos para apoiar os municípios e proteger a população. O Governo do Estado está atuando em diversas frentes, desde a distribuição de água fresca até ações que exigem o emprego de tecnologia, como o Monitora RJ e os alertas enviados pela Defesa Civil – afirmou o governador Cláudio Castro.

Apenas na segunda-feira (12/01), as UPAs da rede estadual registraram 169 atendimentos, 18% a mais do que a média dos últimos três dias, que foi de 143. Diante da maior preocupação da população com as condições do clima, a Secretaria de Saúde reformulou o painel Monitora RJ (monitorar.saude.rj.gov.br), para facilitar a leitura da previsão de calor para os próximos dias em cada município. Anteriormente, a previsão aparecia mais como um cenário geral do estado.

–  O painel Monitora RJ agora mostra a previsão de todos os municípios nos próximos dias, permitindo que o cidadão identifique com facilidade como estará a situação de seu município. A classificação do calor, por cor e organizada de forma mais direta, facilita a visualização da população – destacou a secretária de Saúde, Claudia Mello.

Alerta aos municípios

Dados do Painel Monitora mostram que as temperaturas estão mais altas este ano, em relação ao mesmo período de 2025, quando nenhum município registrou calor extremo ou severo entre os dias 1 e 12 de janeiro. Para reduzir o risco de problemas de saúde relacionados ao evento climático, a secretaria disponibilizou pontos de hidratação em todas as 27 UPAs de gestão estadual. Outro destaque é que o SAMU 192 reforçou o atendimento com motolâncias e veículos de intervenção rápida em pontos estratégicos da capital fluminense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *