UPA de Costa Barros: deputado quer que gestão passe para o estado e pede aumento do policiamento na região
Deputado Rafael Nobre justifica que estadualizar a unidade pode ser a solução para retomar o atendimento à população
A UPA de Costa Barros, na Zona Norte, completou uma semana fechada após uma invasão de criminosos na unidade. O deputado Rafael Nobre (União) esteve na localidade ouvindo moradores e agora solicita reforço no policiamento da região. Além disso, ele pede que a gestão da UPA, atualmente municipal, seja transferida para o estado.
Nobre protocolou duas Indicações na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) com essas solicitações.
A Indicação Nº 5920/2025 pede ao governador que assuma a administração da unidade, enquanto a Indicação Nº 5921/2025 solicita ao Executivo ações para intensificar o policiamento ostensivo na UPA.
Em vídeo publicado nas redes sociais durante um protesto pela reabertura da unidade, o deputado pediu que o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), reconsidere a decisão.“Essa daqui não é a primeira nem vai ser a última unidade que é próxima ou dentro de uma comunidade”. O deputado também relembrou que há cerca de dois meses, um posto de saúde na região também foi fechado.
O parlamentar estendeu a solicitação ao secretário de Saúde do município, Daniel Soranz. “Peço que a Secretaria reveja essa decisão e que possa reabrir essa unidade tão importante para essa região, até porque, em volta dessa unidade, vivem cerca de 200 mil pessoas”, disse no vídeo.
Ele também relatou ter contatado o comandante do 41º Batalhão da PM, Cel. Maia, que se comprometeu a manter o policiamento. No vídeo, Nobre mostra o caveirão e viaturas da Polícia Militar próximos à unidade.
O deputado explicou ainda que a estadualização da UPA se torna necessária caso a prefeitura não reabra o local. “Se o Estado assumir a administração, poderá garantir maior aporte de recursos, investir em infraestrutura, adquirir equipamentos e insumos, além de contratar profissionais de saúde”, concluiu.
Para ele, a transferência de gestão “representa restabelecer o atendimento interrompido, fortalecer a rede pública de saúde e garantir condições de acesso à população do bairro de Costa Barros e adjacências”.