8 de setembro de 2025
Baixada FluminenseJaperiMunicípiosNotícias

Unidade Odontológica Móvel começa a atender moradores nos bairros de Japeri

 

Serviço itinerante já está garantindo acesso a tratamentos odontológicos em cinco localidades da cidade

A população de Japeri agora conta com mais um importante reforço na área da saúde bucal: a Unidade Odontológica Móvel (UOM), recém-chegada por meio das conquistas do PAC da Saúde, já está circulando pelos bairros da cidade realizando atendimento odontológico.

 

Implementada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Saúde Bucal, a UOM foi criada para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde bucal, especialmente em regiões com menor cobertura dessa especialidade.

 

O veículo totalmente equipado e moderno possui cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador, entre outros instrumentos essenciais para garantir um atendimento eficiente, seguro, humanizado e com maior comodidade.

 

A primeira rota a ser percorrida pela unidade inclui os bairros Rio D’Ouro, Laranjal, Pedra Lisa, Marajoara e Beira Rio, com atendimento em locais estratégicos próximos a escolas e unidades de saúde.

 

Cronograma semanal por bairros:

A Unidade Móvel seguirá um cronograma fixo de atendimento, com visitas a diferentes bairros em dias específicos da semana:

 

· Segunda-feira: Rio D’Ouro (em frente à unidade de saúde);

 

· Terça-feira: Laranjal (próximo à escola);

 

· Quarta-feira: Pedra Lisa (próximo à escola);

 

· Quinta-feira: Marajoara (ao lado da Escola Municipal Professora Celita Rodrigues Andrade, rua lateral à Granado);

 

· Sexta-feira: Beira Rio (próximo à Escola Municipal Amaralina);

 

 

 

Como funciona o atendimento?

Na primeira semana, serão atendidos 25 pacientes por dia, mediante o agendamento prévio. Já a partir da segunda semana, os agendamentos serão realizados através de QR Code que será divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

Em caso de vagas ociosas, haverá livre demanda, ou seja, será possível ser atendido sem agendamento, por ordem de chegada. Além disso, casos de urgência e emergência serão atendidos imediatamente, após avaliação no local.

 

A chegada da UOM representa um avanço significativo para a saúde pública no município, promovendo a descentralização do atendimento e reforçando o compromisso da gestão com o bem-estar da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *