União de Maricá apresenta enredo sobre a força da mulher negra na Sapucaí
Apoiada pela Prefeitura de Maricá, escola de samba União de Maricá desfilou na madrugada de sábado (14/2) na Marquês de Sapucaí, apresentando enredo centrado na memória, identidade e ancestralidade da mulher negra. O desfile, que foi prestigiado pelo prefeito Washington Quaquá, contou com um espetáculo de drones que integrou a narrativa apresentada na avenida.
“Estar na Sapucaí sempre foi um sonho maricaense, nós sempre acreditamos que era possível chegar aqui. A Beija-Flor de Nilópolis revolucionou o Carnaval do Rio de Janeiro na década de 1970. A União de Maricá chega para revolucionar o Carnaval do Rio de Janeiro nesse início de século 21″, afirmou Quaquá, que é também presidente de honra da agremiação.
O enredo foi construído a partir de três pilares: “Negra Bahia”, “Joias: Memória Ancestral” e “Berenguendéns e Balangandãs”, reunindo referências ao Recôncavo Baiano, às ganhadeiras e aos processos de ressignificação de poder e pertencimento por mulheres negras.
No primeiro setor (“Negra Bahia”), a escola contextualizou tempo e território, com foco na Bahia escravocrata e no cotidiano urbano onde mulheres negras trabalhadoras transformaram trabalho e cultura em patrimônio coletivo. Entre os destaques estiveram a comissão de frente, do coreógrafo Patrick Carvalho, o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Fabrício Pires e Giovanna Justo, e o destaque performático Carlinhos Salgueiro.
No segundo setor (“Joias: Memória Ancestral”), o desfile aprofundou as influências que formam o balangandã: heranças africanas, elementos portugueses e a dimensão ritual e simbólica dos metais. Já o terceiro setor (“Berenguendéns e Balangandãs”) apresentou os penduricalhos e seus significados como síntese de luxo, identidade, proteção e emancipação, incluindo o balangandã como “poupança” capaz de viabilizar alforrias e projetos de liberdade.
O samba-enredo, assinado por Babby do Cavaco, Rafael Gigante, Marcelo Adnet, Hélio Porto, Jefferson Oliveira e André do Posto 7, foi interpretado por Zé Paulo Sierra. A bateria foi comandada por Mestre Paulinho Steves. Neste ano, a rainha de bateria Rayane Dumont representou as “joias da princesa”, título de sua fantasia.
A apuração da Série Ouro do Carnaval acontece na próxima quinta-feira (19/02), a partir das 17h. O apoio da Prefeitura ocorre por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno.
Prefeitura lamenta acidente com carro alegórico
A Prefeitura de Maricá lamenta o acidente envolvendo o último carro alegórico da União de Maricá durante o desfile na Sapucaí. O município manifesta solidariedade aos componentes da escola e aos profissionais envolvidos, desejando pronta recuperação aos feridos. A administração municipal acompanha a situação e se coloca à disposição para colaborar no que for necessário.

