UFRRJ e Prefeitura de Japeri iniciam primeira turma do Mestrado em Educação Agrícola
A cerimônia de abertura ocorreu no Auditório Hilton Sales, em Seropédica, e contou com a presença de professores, gestores e representantes da rede municipal
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em parceria com a Prefeitura Municipal de Japeri, deu início nesta segunda-feira (25) à aula inaugural do Mestrado em Educação Agrícola, voltado especialmente para professores e educadores da rede pública do município.
A cerimônia de abertura ocorreu no Auditório Hilton Sales, em Seropédica, e contou com a presença de professores, gestores e representantes da rede municipal. A turma é composta por 30 alunos, que terão uma formação com duração de dois anos.
Nesta primeira etapa, as aulas presenciais acontecem no campus da UFRRJ, de terça a sexta-feira. A partir de setembro, as atividades também serão realizadas em Japeri, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, quatro vezes ao mês, em horário integral (das 8h às 17h).
Aula magna: tecnologia e inovação
A aula magna foi conduzida pela professora Edmea Santos, que abordou o tema “A pós-graduação e o uso de IA generativas nos processos de produção de conhecimento”. Durante sua fala, ela destacou a importância da inovação tecnológica nas escolas e deixou um apelo aos gestores. “Temos que equipar as escolas para o uso das tecnologias. Aqui na Rural já temos regulamentação para o uso da Inteligência Artificial. Precisamos que nossas escolas também estejam preparadas para esse novo cenário.”
Emoção e reconhecimento
A secretária de Educação de Japeri, Caroline Ontiveros, ex-aluna da UFRRJ, se emocionou ao recordar sua trajetória acadêmica. “Fui aluna desta universidade em 2001, ano em que me formei. Hoje, 24 anos depois, retorno como secretária de Educação do meu município. É uma oportunidade inédita para os nossos professores. Agradeço à minha equipe, à prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, que não mede esforços para transformar a educação, e à UFRRJ por abrir estas portas para Japeri.” A gestora estava acompanhada do subsecretário de Educação, Renan Schiavo.
Um marco para a cidade
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA/UFRRJ), professor Bruno Bahia, ressaltou a importância da iniciativa.
“Estamos muito felizes com este convênio entre a UFRRJ e a Prefeitura de Japeri. É a primeira turma de mestrado do programa em parceria com um município, e temos certeza de que esses dois anos serão de grandes conquistas acadêmicas e pessoais para os participantes.”
Expectativa entre os educadores
O entusiasmo dos professores também marcou o início da turma. A professora Joyce de Paula Cerqueira, de 33 anos, compartilhou sua emoção. “Estou há 11 anos na rede municipal. Passei pela Escola Municipal Santos Dumont e há 9 anos atuo na EMEI José Severino. Sempre tive o sonho de crescer academicamente, e me inscrever nesse mestrado foi a realização de um desejo que nasceu ainda no curso de formação de professores. Estou ansiosa, mas tenho certeza de que será uma experiência transformadora, tanto para nós educadores quanto para o município.”
Já a professora Ariane Ximenes Lima, de 38 anos, que leciona no Ciep 401 desde 2014, também celebrou a conquista. “Estar aqui hoje nessa 1° semana de formação de mestrado é a realização de um sonho. E ser aprovada para um mestrado pela UFRRJ é um privilégio e um momento único em minha vida.”