Trem do Corcovado completa 141 anos de existência
Data foi celebrada com o lançamento de um livro sobre a ferrovia turística mais antiga do Brasil
Um dos maiores ícones da cidade do Rio, o Trem do Corcovado comemora 141 anos de existência nesta quinta-feira (9). Para celebrar o marco, a tradicional festa de aniversário da ferrovia turística mais antiga do Brasil, localizada na Rua Cosme Velho, 513, em Cosme Velho, na Zona Sul, contou também com o lançamento do livro “Trem do Corcovado 140+”.
Escrito por Marilia Neves, presidente do Trem do Corcovado, o livro apresenta a trajetória da ferrovia desde quando ainda era um sonho de Dom Pedro II até as modernizações promovidas pela atual gestão. Atualmente, as composições estão na quarta geração. Um Espaço Cultural funciona no local e painéis solares foram instalados para melhor aproveitamento de energia.
A obra também fala sobre a construção do monumento ao Cristo Redentor e cita alguns dos visitantes ilustres que subiram o Corcovado de trem, além de exaltar os engenheiros que projetaram a linha férrea.
A festa começou por volta das 9h30, com a apresentação da Banda da Guarda Municipal do Rio. Em seguida, o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, celebrou uma missa em ação de graças pelo aniversário do Trem do Corcovado. Logo depois, o parabéns foi cantado e um grande bolo cortado.