8 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Trem da SuperVia descarrila próximo ao Mercadão de Madureira

Um trem descarrilou nas proximidades da estação Mercadão de Madureira, na Zona Norte do Rio, no início da tarde desta segunda-feira (6). De acordo com a SuperVia, o acidente ocorreu por volta das 13h30 e não houve feridos.

Andrea da Mota e sua família moram em frente ao local do descarrilamento. Ela contou que viu uma fumaça saindo do trem e percebeu que se tratava de um acidente, então prestou ajuda aos passageiros.

“O trem parou, encheu de fumaça, era muita fumaça. Só deu para ver que era um acidente, porque o trem bateu ali na pilastra. Eu atravessei, parei os carros e fui resgatando as pessoas, ainda não tinha chegado ninguém. Tinha pessoas de cadeira de rodas, pessoas com criança no colo… E o trem estava muito cheio, muita fumaça. Muita gente passou mal, ficou sentada aqui. Aqui é muito abandono, a passarela está toda quebrada, muito mato. Moradores de rua quebram, roubam fio… A gente pede ajuda”, lamentou.

A circulação de trens no trecho entre Central do Brasil e Costa Barros ficou suspensa por quase uma hora. No momento, apenas o trecho entre Rocha Miranda e Costa Barros segue sem o serviço, enquanto as composições do ramal Belford Roxo voltaram a circular entre Central do Brasil x Mercadão de Madureira e no trecho Belford Roxo x Pavuna. Técnicos da SuperVia atuam no local para os reparos necessários.

Devido ao acidente, passageiros que estavam no trem tiveram que descer pelos trilhos e procurar outra opção de transporte para seguir viagem. Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver que uma viga caiu em cima da composição após uma colisão causada pelo descarrilamento. Assista:

A concessionária acionou os órgãos competentes para o auxílio na ocorrência e investiga as causas do descarrilamento. A SuperVia suspeita que o furto de 72 placas fixação pode ter sido o motivo do acidente e registrou a ocorrência na 29ª DP (Madureira).

As placas de fixação são presas aos dormentes através de pinos ou parafusos, usando os furos presentes nas placas. Esses componentes trabalham juntos para garantir que os trilhos permaneçam seguros, alinhados e nivelados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *