Trama golpista: saiba o que é e quem faz parte da 1ª Turma do STF, que vai julgar Bolsonaro e outros sete réus
Colegiado vai julgar processo penal contra oito acusados de participação na tentativa de golpe de Estado. E decidirá se o grupo deve ser condenado ou absolvido.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar a ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 7 acusados de tentativa de golpe de Estado em 2022.
O colegiado vai decidir se os réus devem ser condenados ou absolvidos.
O grupo de acusados faz parte do chamado “núcleo crucial” da organização criminosa voltada para a ruptura democrática.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/F/w/v1o2qaTFWGEYBYtA1IJg/montagem-mins-stf-bolsonaro.jpg)
Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux: ministros da 1ª turma do STF responsáveis pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados — Foto: Rosinei Coutinho/STF; Gustavo Moreno/STF; Antonio Augusto/STF; Felipe Sampaio/STF
Segundo a Procuradoria-Geral da República, eles se reuniram com regularidade e divisão de tarefas. Na avaliação da PGR, Bolsonaro foi o líder, principal articulador e maior beneficiário das ações ilegais que visavam mantê-lo no poder impedindo a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- Na fase de interrogatório, ocorrida em junho, os réus negaram qualquer ação golpista ou com objetivo de impedir a posse do presidente Lula. Afirmaram que não houve movimentação concreta para um golpe de Estado e que a denúncia da PGR é injusta.
O g1 explica nesta reportagem como funciona a Primeira Turma e quem faz parte do colegiado (clique na pergunta para seguir à reposta):
- O que são as Turmas do STF?
- Quem integra a 1ª Turma?
- O que o colegiado vai julgar?
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/U/n/JhINlBSNmcfgspForYig/captura-de-tela-2025-04-22-165408.png)
A Primeira Turma do STF durante julgamento sobre tentativa de golpe de Estado — Foto: Antonio Augusto/STF