28 de agosto de 2025
MunicípiosNotíciasRegião SerranaTeresópolis

Teresópolis avança na criação de complexo ambiental voltado à pesquisa, educação e conservação

Nesta quarta-feira, 27 de agosto, Teresópolis recebeu a visita técnica do Diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Cleber Ferreira, acompanhado de sua equipe. A comitiva esteve na região do Inconha, área que integra o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT), para conhecer o local que, em breve, será transformado em um grande complexo de pesquisa científica, educação ambiental e conservação da biodiversidade fluminense.

 

Em mais um passo do Programa Municipal ‘Teresópolis Sustentável’, a visita marca o início de uma parceria entre o município e o INEA. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai elaborar  um projeto a ser encaminhado ao Instituto, que buscará viabilizá-lo por meio de recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).

 

“Tenho a honra de ser o primeiro prefeito a colocar os pés no Centro de Pesquisa de Teresópolis, um verdadeiro santuário da biodiversidade, lar de espécies como o Callithrix Aurita (sagui-da-serra-escuro), o gato-do-mato, a onça-parda e tantos outros animais, como a araponga, que temos o privilégio de ouvir cantar hoje, algo raro, que muitos já nem conhecem mais”, pontuou o Prefeito Leonardo Vasconcellos, acompanhado do secretário municipal de Projetos Especiais, Marcelo Leôncio, e do Vereador Bruninho Almeida.

 

Leonardo destacou também que Teresópolis tem um equipamento público de valor para a pesquisa, o desenvolvimento e o turismo sustentável. “Temos o compromisso de transformar este centro em um patrimônio histórico, cultural e biodiverso, acessível à sociedade como um todo. Este lugar se torna, a partir de agora, a pedra angular da pesquisa, do desenvolvimento, do estudo e do sonho de um Brasil que volta a cuidar da sua natureza. Um local onde possamos descobrir novas espécies e preservar as que já temos. Agradeço ao governo do estado pela parceria nessa iniciativa em prol da nossa tão rica biodiversidade.”, concluiu o Prefeito.

 

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Coronel Leonardo Maia, destacou a importância da parceria com o INEA na construção desse novo projeto. “O Cleber, Diretor de Biodiversidade, é uma pessoa experiente, que traz para a gente um grande projeto, uma grande parceria, para transformar isso aqui não apenas em um centro de pesquisa, mas em um complexo. Um espaço que vai funcionar como uma engrenagem, reunindo diversos equipamentos voltados ao meio ambiente, à pesquisa científica e ao turismo ligado a essas áreas. E eu ouso dizer: em breve estaremos inaugurando aqui um complexo que não será referência apenas no Brasil, mas em toda a América do Sul.”, disse o secretário, acompanhado de toda sua equipe técnica do parque.

 

O Vereador Bruninho Almeida, enfatizou que o projeto será uma referência não apenas para o Estado do Rio de Janeiro, mas para todo o Brasil. “É um ganho imenso para Teresópolis na área ambiental, com impactos positivos para a pesquisa, preservação e educação ambiental. Parabenizo o Prefeito Leonardo Vasconcellos pelo empenho, pelo olhar carinhoso e por colocar Teresópolis acima de tudo.”

 

“Prefeito Leonardo, este é o projeto mais completo que já vi em integração entre ciência, educação e visitação sustentável. Em nome do secretário Bernardo Rossi, reafirmo que o INEA está ao lado do município para tornar esse projeto realidade, não só como referência no Estado, mas em todo o Brasil. Traremos equipamentos modernos para observação de aves, anfíbios, flora e fauna, e vamos estruturar laboratórios que fortalecerão a pesquisa nessa região riquíssima. Como bem disse o Coronel Maia, ‘a gente só entende aquilo que conhece’, e o nosso objetivo é justamente conhecer para proteger.”, destacou o Diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Cleber Ferreira, acompanhado de sua equipe.

 

Sobre o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

 

Criado em 6 de julho de 2009, com 5.335 hectares, o PNMMT é uma das maiores unidades de conservação municipal de proteção integral do estado do Rio de Janeiro.

 

A área de pesquisa do parque, localizada próxima aos bairros da Posse e Campo Grande, foi adquirida há cerca de quatro anos e hoje abriga o ponto culminante do parque, com 1.466 metros de altitude. A região ainda preserva trechos da antiga estrada para Petrópolis, mantendo viva parte da sua história.

 

Infraestrutura atual da área de pesquisa

 

· Cozinha equipada

· Alojamentos para até 10 pessoas

· Sala de conferência

· Sala de reunião

 

Por se tratar de uma área de uso exclusivo para pesquisa científica, o acesso é restrito e requer solicitação prévia, que deve ser feita de forma online, por meio do site oficial da Prefeitura de Teresópolis, na aba dedicada ao Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT). O responsável técnico pela área é o Doutor e Professor Alfredo Artur Pinheiro Junior.

 

Atualmente, sete pesquisas estão em andamento na área, com mais duas aprovadas aguardando início.

 

Projetos futuros

 

Para ampliar o potencial do espaço, estão previstos:

 

· Laboratórios multidisciplinares de fauna e flora

· Casa do Observador de Aves

· Centro Municipal de Reabilitação e Soltura de Animais Silvestres

· Biblioteca, auditório e alojamentos ampliados

· Trilhas acessíveis, mirantes e decks de contemplação

· Torres de observação de aves

· Estrutura para observação astronômica

 

Essas ações fazem parte da proposta de criação de um Complexo voltado para a Biodiversidade Fluminense, que unirá ciência, educação ambiental, turismo responsável e conservação em um só espaço, inspirando o conhecimento e promovendo o cuidado com o meio ambiente.

 

“Apesar da grandeza do parque, ele ainda é pouco explorado do ponto de vista científico. Acreditamos que há potencial para descobertas importantes, quem sabe até princípios medicinais ainda não identificados. Estamos muito empolgados com essa iniciativa e confiantes de que será um marco de sucesso”, finalizou Cleber Ferreira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *