Técnico do Maringá, que venceu o Flamengo, já foi motorista de aplicativo
O Maringá vem fazendo história nesta temporada. Além de chegar à semifinal do Campeonato Paranaense, a equipe está pela primeira vez na terceira fase da Copa do Brasil e venceu o Flamengo por 2 a 0, abrindo boa vantagem para o jogo da volta. O comandante deste ótimo trabalho é Jorge Castilho, um técnico de 41 anos que é reconhecido por suas ideias modernas e já trabalhou como motorista de aplicativo.
Jorge Castilho era jogador de futebol profissional, mas, em 2002, por conta de seguidas lesões no joelho, precisou se aposentar dos gramados de maneira precoce. Contudo, ali começava sua carreira como treinador. Nove anos depois da aposentadoria, ele foi chamado pelo Guarujá, clube da cidade de onde nasceu, para fazer parte das categorias de base da equipe.
Em 2020, o treinador foi chamado pelo Maringá para ser auxiliar técnico na 2ª divisão do Campeonato Paranaense. Após a demissão do então técnico da equipe, Jorge Castilho herdou a vaga de comandante, foi conquistando a confiança do grupo e da diretoria, conseguiu levar o time ao segundo lugar e garantiu acesso à primeira divisão estadual.
Jorge Castilho seguiu fazendo história no Maringá. No Campeonato Paranaense de 2022, o treinador levou seu time à final estadual, na qual foi derrotado pelo Coritiba. No entanto, após a competição, o técnico, pela falta de compromissos no calendário da equipe, teve sua renovação congelada e para não correr risco de ficar sem sustento, começou a trabalhar como motorista de aplicativo. Na época, a história foi contada pelo programa Meio Dia Paraná, da TV Globo.