TCE-RJ inicia Programa de Desenvolvimento da Liderança para servidores
Curso ministrado pela Fundação Dom Cabral espera capacitar 296 alunos
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) iniciou, no dia 23 de janeiro, o Programa de Desenvolvimento da Liderança. A capacitação, com carga horária de 20 horas, está sendo ministrada pela Fundação Dom Cabral (FDC) em cinco aulas presenciais a serem realizadas na Escola de Contas e Gestão. A Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, da Subsecretaria de Gestão de Pessoas, espera capacitar ao todo 296 servidores do Tribunal.
Todos os líderes do TCE-RJ, seus substitutos e servidores que lideram equipes de trabalho passarão por treinamentos em liderança. A capacitação materializa a diretriz da gestão nº 15 para o biênio 2023-2024 e visa à melhoria da gestão de pessoas e do processo decisório da Corte.
A subsecretária de Gestão de Pessoas, Sabrina Caetano, é uma das alunas do curso e fez a abertura do Programa: “É com grande entusiasmo que dou as boas-vindas a cada um de vocês neste Curso de Capacitação de Líderes. Este é um momento significativo, pois todos nós embarcamos em uma jornada dedicada ao desenvolvimento pessoal e ao aprimoramento das habilidades de liderança. Neste curso, teremos a oportunidade de explorar novas perspectivas e aprender com essa renomada instituição. Liderança não apenas em aspectos formais, mas também como inspiração para que os outros atinjam seu potencial máximo”.
Entre os temas a serem abordados nos módulos estão competências comportamentais, organização e planejamento, desenvolvimento dos liderados, comunicação assertiva e conversas difíceis e transformação de conflitos. A certificação ao final do Programa está condicionada a uma frequência mínima de 75% da carga horária geral.
FUNDAÇÃO DOM CABRAL
A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios criada em Minas Gerais e reconhecida por 18 anos consecutivos como a melhor escola de educação executiva da América Latina. Em 2023, a Fundação alcançou a posição de sétima melhor escola de negócios no mundo, segundo o ranking do jornal britânico Financial Times.