Taylor Swift: Procon-RJ notifica Tickets For Fun por problemas na venda de ingressos
O Procon-RJ notificou a Tickets For Fun (T4F), empresa organizadora do show da cantora Taylor Swift, nesta terça-feira, após receber denuncia de consumidores. A autarquia quer esclarecer como aconteceu a organização das filas virtuais , se há limitação de número de ingressos por pessoa e quais são as medidas adotadas para impedir compra com finalidade de revenda, ou seja, a atuação de cambistas.
Para comprar os ingressos, os consumidores poderiam se dirigir aos pontos físicos de venda, ou através do site da organizadora. No entanto, quem tentou comprar alega não ter conseguido, porque supostamente revendedores não autorizados efetuaram compra de grande quantidade de ingressos. Há relatos também de que estes ingressos estariam sendo revendidos em sites não oficiais por valores acima do praticado.
O presidente do Procon-RJ afirmou, em nota, que em caso de comprovação de alguma irregularidade, haverá abertura de um processo administrativo contra a organizadora do evento.
“Buscamos entender quais as medidas tomadas pela organizadora para que os ingressos não sejam monopolizados por revendedores não autorizados, que não garantem qualquer segurança ao consumidor, além de revenderem por preços exorbitantes. Caso alguma irregularidade seja comprovada, abriremos processo administrativo”, disse Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ.
A empresa notificada terá até 10 dias para apresentar esclarecimentos à autarquia, caso sejam identificadas violações ao direito do consumidor, será aberto processo administrativo que poderá resultar na aplicação de multa de até R$ 13 milhões de reais.
Procon-SP também notifica TF4
Antes disso, na segunda-feira, o Procon-SP já havia informado que também iria notificar os organizadores. O órgão afirmou que vai analisar de maneira preliminar as reclamações dos consumidores.
A reclamação é semelhante aos fãs que tentaram comprar no Rio de Janeiro: a venda teria se esgotado em poucas horas, mas os ingressos estariam sendo vendidos e anunciados em sites não-oficiais a preços muito maiores.
Após o anuncio da notificação do órgão, a deputada federal Erika Hilton disse que oficiou o Ministério Público paulista por problemas com a venda de ingressos para as apresentações da “The Eras Tour”. Em suas redes sociais, escreveu: “que se amplie o escopo da investigação já existente, do show da RBD e Eventim, pra que incluam o show da Taylor Swift e a T4F”.
O show da cantora americana Taylor Swift inicialmente iria acontecer dia 18 de novembro no Rio de Janeiro e em São Paulo, nos dias 25 e 26 do mesmo mês. Mas, depois dos problemas e grande demanda na venda de ingressos, a organizadora anunciou mais datas extras. O Rio ganhou mais um dia no Engenhão: 19 de novembro. E São Paulo, no Allianz Parque, dia 24.