Tarifa Social de Energia Elétrica: mais de 1 milhão de famílias da área de concessão da Light são beneficiadas com descontos na conta

Desde julho de 2025, famílias com renda de até meio salário-mínimo por pessoa e consumo de até 80 kWh por mês podem ter 100% de desconto na tarifa de energia, segundo as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica. Na área atendida pela Light, que cobre 31 municípios do Rio de Janeiro, mais de 1,019 milhão de clientes já estão contemplados com a mudança.

É o caso de Juraci Vilela, moradora da Comunidade da Providência, no Rio de Janeiro, que começou a aproveitar o benefício a partir da nova regra e relata como o desconto na conta de luz ajuda em seu dia a dia. “Esse desconto chegou em boa hora. A conta de luz pesa bastante no nosso orçamento e, por isso, recomendo que todos que têm direito façam o cadastro para garantir o benefício também”, afirma Juraci.

 

Apesar disso, a Light estima que aproximadamente 560 mil famílias ainda tenham direito à Tarifa Social em sua área de concessão, mas não estão cadastradas na companhia. Outras 102 mil podem ser elegíveis, mas os dados no Cadastro Único (CadÚnico) estão desatualizados. O desconto pode reduzir significativamente o valor da conta de energia. Para as famílias elegíveis que mantiverem os dados atualizados no CadÚnico, o benefício é concedido automaticamente pela Light, sem necessidade de solicitação.

 

Ygor Antunes, superintendente de Faturamento e Serviços Compartilhados da Light, explica como funciona: “A Tarifa Social é concedida automaticamente para quem está inscrito no CadÚnico ou recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). É muito importante manter os dados atualizados para ter acesso ao desconto. Além disso, o benefício é uma ferramenta importante para promover a inclusão social e garantir que famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso à energia elétrica sem comprometer seu orçamento”, destacou.

 

Antes e agora
Antes, os descontos variavam de 10% a 65% de forma escalonada, dependendo do consumo da residência. Com a nova regra, famílias que consomem até 80 kWh por mês têm isenção total no valor da tarifa de energia elétrica e nos impostos federais aplicados sobre essa faixa. Entretanto, taxas municipais, como a contribuição para iluminação pública, além de multas por atrasos em faturas anteriores, continuam sendo cobradas normalmente. Já os impostos estaduais, como o ICMS, seguem sendo aplicados para clientes que consumirem acima de 50 kWh.

 

Atualização de cadastro
Para atualizar o cadastro no CadÚnico, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o órgão responsável pelo CadÚnico na sua cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *