Suspeito de matar sargento da PM morre durante confronto em São João de Meriti
Homem trocou tiros com policiais militares e civis na comunidade do Pau Branco
O principal suspeito de matar o sargento Leonardo Santos Portugal, de 42 anos, morreu em confronto com policiais militares e civis, na noite desta terça-feira (30), em São João de Meriti, Baixada Fluminense.
A troca de tiros ocorreu na comunidade do Pau Branco, em Vilar dos Teles. Equipes do 21º BPM (São João de Meriti) e das 64ª DP (Vilar dos Teles) e 66ª DP (Piabetá) realizaram buscas na região para encontrar o autor do crime. Durante as diligências, houve confronto com criminosos e o principal suspeito foi baleado. Ele não resistiu aos ferimentos e veio à óbito no local. Com o homem, os agentes apreenderam um fuzil.
Leonardo morreu depois de ser baleado, na última segunda-feira (29), durante uma incursão na comunidade do Conceito, no Jardim Meriti. O PM apoiava uma ação da 64ª DP de cumprimento de um mandado de prisão quando ocorreu uma troca de tiros com criminosos. Na ocasião, um suspeito também foi morto.
Ao DIA, Daniele Portugal, de 41 anos, mulher do sargento, contou que o marido tinha o sonho de virar delegado da Polícia Federal e estava estudando para concretizá-lo. Ambos estavam há 23 anos juntos. O casal tem uma filha de 13 anos.
“Leonardo era um ser humano incrível, um excelente pai, marido e amigo. Com um coração gigante. O meu maior exemplo de determinação e coragem, sempre disposto a enfrentar todos os obstáculos. Firme e muito fiel a Deus. Nossa filha e eu temos um grande orgulho do nosso amor, amigo, parceiro e companheiro. Nós tínhamos o sonho de desfrutar do nosso cantinho, do nosso sítio, que era tudo que ele mais amava, cuidar dos nossos bichinhos e do contato com o mato. Nós estamos destruídas. Minha filha está desolada”, disse.
O 3º BPM (Méier), batalhão onde a vítima era lotada, também o homenageou. “Que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte os corações da família e amigos”, diz a nota.
Portugal se tornou o 42º policial militar morto neste ano. Antes dele, aconteceram três mortes de PMs só no mês de setembro.
O sepultamento do sargento acontecerá na tarde desta quarta-feira (1º), no Cemitério Municipal de São Gonçalo, na Região Metropolitana.