Sociedade Brasileira de Diabetes realiza ação na Praça Mauá
Objetivo é alertar população sobre os perigos do diabetes; evento será a abertura do Novembro Diabetes Azul, mês em que o Dia Mundial do Diabetes é celebrado
Para marcar o lançamento do Novembro Diabetes Azul, mês em que é celebrado o Dia Mundial do Diabetes (14/11), a Sociedade Brasileira de Diabetes realiza ação voltada para a população no Rio de Janeiro no dia 1º, sábado, das 9h às 11h30.
O evento será na Praça Mauá e a população vai receber orientações sobre como prevenir o diabetes, dicas de alimentação e exercícios e muito mais! Médicos e profissionais da saúde serão os responsáveis pelas ações.
Haverá tendas montadas com as seguintes atividades:
– Aplicação do questionário Findrisc, que verifica o risco de a pessoa ter diabetes tipo 2;
– Orientação nutricional;
– Orientação sobre atividade física;
– Exames de retinografia para quem tem diabetes.
Estarão presentes no evento o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, dr. Ruy Lyra, e o presidente da IDF – Federação Internacional de Diabetes, dr. Peter Schwarz.
Este ano, o tema definido pela IDF para o mês será “Diabetes e o Ambiente de Trabalho”. O objetivo é lembrar que, com acesso adequado a cuidados e apoio para o seu bem-estar, todos com diabetes têm a oportunidade de viver bem.
“Para a Sociedade Brasileira de Diabetes, o tema é muito atual, visto que estamos lutando para que os portadores de Diabetes Mellitus Tipo 1 sejam considerados pessoa com deficiência (PCD), o que daria mais direitos a elas tanto no trabalho quanto na escola”, explica dr. Ruy Lyra, presidente da entidade.
Números em crescimento
Dr. Peter Schwarz lembra que o diabetes tipo 2 vem crescendo em todo o mundo, em especial nos países em desenvolvimento. Segundo a entidade, hoje são 430 milhões de pessoas com diabetes em idade produtiva em todo o mundo. Porém, no ambiente empresarial, elas enfrentam desafios como estigma, discriminação, exclusão, ansiedade e falta de acesso a cuidados e apoio para seu bem-estar. Por isso o apelo para que todos os empregadores e funcionários em todo o mundo “Saibam mais e façam mais pelo diabetes no trabalho” e iniciem a mudança para uma #VidaDiabetesmelhor.
Hoje, no Brasil, há pelo menos 20 milhões de pessoas com diabetes – desse total, 600 mil têm diabetes tipo 1. No Rio de Janeiro, de acordo com o Vigitel 2023, do Ministério da Saúde, 11% da população tem diabetes.
Dia Mundial do Diabetes
O Dia Mundial do Diabetes (DMD), que deu início ao Novembro Diabetes Azul, é a maior campanha mundial de conscientização sobre diabetes, alcançando um público global de mais de 1 bilhão de pessoas em mais de 160 países. É comemorado anualmente em 14 de novembro, aniversário de Sir Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, descobriu a insulina em 1922.
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde e se tornou um Dia oficial das Nações Unidas em 2006, com a aprovação da Resolução 61/225 das Nações Unidas.

