Sobrado que desabou no Catete será demolido nesta terça-feira
O sobrado que desabou no Catete, Zona Sul do Rio, terá a estrutura totalmente demolida, nesta terça-feira (9). O desmoronamento, na madrugada desta segunda-feira (8), deixou mais de dez feridos, entre eles um jovem de 21 anos, que ficou soterrado nos escombros durante horas. Jhonatan Souza de Oliveira permanece internado e outras quatro vítimas que precisaram ser hospitalizadas já receberam alta médica.
A Defesa Civil realizou 24 interdições no casarão de três andares, na Rua Tavares Bastos, e a Secretaria Municipal de Conservação foi acionada para a demolição total da estrutura, deixando apenas a fachada. O trabalho das equipes acontece nesta terça, depois que os moradores retirarem todos os pertences do imóvel. Uma nova vistoria também será realizada hoje para verificar o estado da estrutura remanescente.
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, 25 famílias impactadas foram atendidas, mas não aceitaram acolhimento institucional. Uma delas havia aceitado inicialmente, mas acabou recusando. O acompanhamento social dos moradores do sobrado é feito pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Padre Veloso, na Praça Corumbá, nº 32, em Botafogo, Zona Sul. O prefeito Eduardo Paes afirmou que os atingidos receberão o auxílio de aluguel social.
O desabamento da parte interna do casarão deixou 17 pessoas feridas e bombeiros retiraram as vítimas presas nos escombros. Depois de cerca de cinco horas de trabalhos, os militares resgataram Jhonatan Souza de Oliveira, de 21 anos. O jovem foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, Zona Sul, e segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue internado em observação. O quadro de saúde dele é considerado estável.

