2 de fevereiro de 2026
DESTAQUEEducaçãoNotícias

Sisu 2026: manifestação de interesse na lista de espera é até hoje (2/2)

Os candidatos que não foram classificados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem manifestar interesse em participar da lista de espera até esta segunda-feira, 2 de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior . Os candidatos poderão escolher, para a lista de espera, apenas uma única opção das que indicou na inscrição do Sisu. Na página, é possível consultar a melhor classificação entre as modalidades de concorrência para cada curso concorrido. A convocação da lista segue a ordem de classificação da chamada regular, mas considera apenas os candidatos que manifestaram interesse em participar.

Acesse o portal e se manifeste

A chamada dos estudantes é de responsabilidade exclusiva das instituições de ensino superior, cabendo ao estudante acompanhar a lista de espera diretamente nas instituições. Por isso, é fundamental consultar os editais de cada universidade e se atentar às especificidades.

Aprovados – Os aprovados podem realizar a matrícula na instituição de ensino superior para a qual foram selecionados a partir de 2 de fevereiro. Os estudantes devem consultar a instituição e se informar sobre o calendário para ingresso.

Maior edição – O Sisu de 2026 teve 271.789 candidatos aprovados, sendo 129.386 na ampla concorrência, 124.064 na modalidade de cotas e 18.339 por meio de ações afirmativas das próprias instituições de educação superior. Com isso, 99,14% das mais de 274 mil vagas ofertadas foram preenchidas na chamada regular. Esta edição é a maior da história do programa em relação ao número de instituições públicas de educação superior participantes — foram 136.

Mais de 17 mil candidatos foram aprovados e são elegíveis ao Pé-de-Meia Licenciaturas — iniciativa do MEC que integra o programa Mais Professores para o Brasil e garante apoio financeiro para ingresso, permanência e conclusão de estudantes que desejam se tornar docentes. Ao todo, foram mais de 72 mil candidatos aprovados em cursos de licenciatura presenciais.

Outras portas

Além do Sisu, é possível tentar outras formas de acesso à educação superior por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) . As inscrições para o Fies abrem na terça-feira, 3 de fevereiro.

Sisu – O Sistema de Seleção Unificada reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos). O Sisu foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *