15 de outubro de 2025
CulturaDESTAQUENotíciasRegião dos LagosRio das Ostras

Show gratuito leva elementos do Congado Mineiro para Rio das Ostras nesta sexta, 17

 “A Vermelhidão da Flor” mergulha em ritmos ancestrais como congado e maracatu e celebra a jornada feminina no Teatro Municipal Joel Barcellos

Uma jornada musical na perspectiva feminina que mergulha na cultura negra e nos saberes ancestrais, destacando a força dos tambores e de ritmos brasileiros, como o coco, o maracatu e o congado. Essa é a proposta do show “A Vermelhidão da Flor”, que faz sua estreia com apresentação gratuita nesta sexta, dia 17, às 19h30, no Teatro Municipal Joel Barcellos, em Rio das Ostras.

O show é a culminância de uma intensa imersão artística realizada pela cantora e compositora Raquel Dimar. Todo o processo de criação foi patrocinado pela Lei Aldir Blanc, por meio do edital Caminhos Culturais da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Durante a construção do espetáculo, Raquel Dimar trabalhou com a cantora Titane, a preparadora corporal Irene Ziviani e a Capitã de Congado Katia Aracelle, da Associação Campo das Vertentes, de Belo Horizonte (MG). A imersão se aprofundou em encontros com os Reinados do Congado Mineiro, incluindo a Irmandade Os Ciriacos, o Quilombo dos Arturos e o Reinado dos Leonídeos.

FORÇA FEMININA – Inspirado na canção “Parir-se”, de sua própria autoria, Raquel Dimar apresenta no show uma jornada musical na perspectiva feminina que explora os caminhos de superação, força e encantamento pela vida. A proposta é dar voz a experiências plurais de mulheres, ao mesmo tempo em que convida os homens a uma reflexão sobre seus próprios processos de nascimento.

Musicalmente, o espetáculo reúne elementos da cultura negra e dos seus ritmos. O repertório é rico e diverso, reunindo canções autorais de Raquel Dimar, além de obras de compositores da cena mineira e fluminense, como Diogo Spadaro, Cau Barros, Regina Teixeira e Gabriel Duarte. O show ainda homenageia Sérgio Pererê, Milton Nascimento e outros grandes nomes da MPB.

No palco, Raquel Dimar (voz e percussão) será acompanhada por Diogo Spadaro (direção musical, violão e guitarra), Matheus Jazz Bass (baixo) e Sabatuk (percussão).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *