SES-RJ participa de debate sobre desafios do setor da Saúde no estado
Encontro reúne empresários, autoridades e representantes da medicina carioca
Os desafios para oferecer uma saúde de qualidade à população e a questão da valorização da vida foram debatidos, nesta segunda-feira (19/5), durante a realização do encontro “Quanto vale uma vida? Caminhos para um futuro de excelência na Saúde”. O evento promovido pelo Lide Rio de Janeiro reuniu empresários, autoridades do setor de saúde e representantes da medicina carioca para abordar os temas. A trajetória do hospital Pro Criança Cardíaca, que já fez milhares de cirurgias bem-sucedidas em cardiopatias congênitas, foi apresentada como case de sucesso e motivo de ressaltar o valor de um serviço especializado e de excelência.
“Ao questionarmos quanto vale uma vida, também vale fazermos a reflexão: quanto vale a saúde pública? O Sistema Único de Saúde (SUS) salva milhares de vidas diariamente em nosso estado e no país. O desafio é fazer uma gestão que permita o atendimento eficiente e digno da população com os recursos públicos em todos os setores da saúde, desde a atenção primária até a promoção do envelhecimento saudável”, afirmou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, em uma das palestras do Almoço Empresarial do Lide Rio de Janeiro, que também destacou a importância de se trabalhar parcerias com o meio empresarial na área da Saúde.
A secretária aproveitou a ocasião para enumerar os avanços promovidos pelo Governo do Estado no setor de Saúde, como a inauguração do Instituto Estadual de Olhos (IEO), os investimentos em tecnologia e em robótica no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/Uerj), o atendimento de excelência do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC) e as obras de ampliação do Hospital Estadual Eduardo Rabello (HEER), referência no atendimento geriátrico, entre outros pontos.
“Não temos respostas para o futuro, mas estamos trabalhando com projeções e investindo em tecnologia para oferecer aos municípios do estado do Rio de Janeiro”, destacou Claudia Mello, que informou que em breve haverá uma reunião com secretários de Saúde das regiões Sul/Sudeste para “discutir os caminhos que podem ser fundamentais para a Saúde pública”.
A apresentação do evento foi feita pela empresária Andréia Repsold, presidente do LIDE Rio de Janeiro. Mediado pelo coordenador da Central Estadual de Transplantes e responsável pelo Serviço de Transplante Cardíaco Pediátrico do Instituto Nacional de Cardiologia, Alexandre Souza Cauduro, o debate contou com a participação do secretário Municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz; Rosa Celia, fundadora e presidente do Pró Criança Cardíaca; de Andrey Monteiro, cirurgião cardíaco do Projeto Pró Criança; de Isabela Rangel, diretora médica do Pró Criança Cardíaca; e da desembargadora do TJRJ Denise Nicoll Simões.