12 de fevereiro de 2026
Baixada FluminenseMunicípiosNotíciasSão João de Meriti

Servidores de Meriti participam de palestra sobre Governança Institucional

Estudos fazem parte da Capacitação Continuada e é incentivo para a qualidade na prestação do serviço público 

 Depois de participarem da palestra sobre Compliance e da gestão de risco na administração pública, na última semana, desta vez os servidores, gestores e comissionados da Prefeitura de São João de Meriti puderam conhecer mais sobre Governança Institucional. Representantes das secretarias municipais estiveram no Centro Cultural Meritiense, em Jardim Meriti, na quinta-feira (12/02) e assistiram a uma formação sobre o assunto.

A iniciativa da Prefeitura, através da secretária municipal de Governo, em atendimento ao contrato 29/2025 e firmado com a empresa FML Serviços e Consultoria, faz parte da Capacitação Continuada. O intuito é promover orientações técnicas com especialistas e fomentar a implantação da estrutura de Governança e gestão de riscos na administração pública, com assuntos focados na Lei 14.133/2021, que dispõe sobre licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas.

Durante o encontro, foram apresentados conceitos e diretrizes de uma Governança e como tem de ser a relação entre os setores da organização e a população, garantindo a atenção no interesse público. Formas de estratégias, de governabilidade e de transparência também foram destacadas como essenciais na gestão. Ministrando a palestra, a professora de Economia Gecilda Esteves comentou sobre o Plano de Contratação Anual (PCA) e falou sobre exemplos de outras realidades públicas, fazendo comparativo com a rotina das secretarias presentes, trazendo uma troca de experiência.

Para ela, é fundamental que os servidores compreendam que sem estratégia e integração não há Governança e governabilidade e, deste modo, quem sofre é o povo meritiense. “O objetivo do treinamento é trazer essa reflexão sobre a necessidade de produzir

estratégias alinhadas àquilo que a gestão máxima de São João quer promover para a sociedade meritiense. Fazer com que as suas ações sejam providas de interação dentro e fora das secretarias para que a sociedade meritiense ganhe mais”, explicou a professora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *