Servidores da Guarda Civil passam por treinamento em Mesquita
Capacitação foi realizada ao longo do mês de julho e contou com práticas de abordagem, armamento menos letal e Atendimento Pré-Hospitalar
Servidores da Guarda Civil Municipal de Mesquita passaram, ao longo do mês de julho, por uma série de treinamentos voltados ao aprimoramento das práticas operacionais dos agentes em atividade na corporação. As capacitações, que abordaram conteúdos teóricos e práticos, incluíram instruções sobre abordagem, uso de armamento menos letal, Atendimento Pré-Hospitalar e primeiros socorros, tiveram como objetivo fortalecer o desenvolvimento contínuo dos profissionais, de modo a garantir a efetividade das ações da Guarda Civil no município.
“Investir na capacitação constante dos nossos agentes não é apenas uma questão de aprimoramento técnico, mas reflete no compromisso com a segurança pública, do servidor e o bem-estar da população. Mais do que reforçar a atuação nas ruas, o treinamento continuado promove o desenvolvimento profissional e pessoal de cada servidor”, explica o subsecretário-adjunto municipal de Segurança e coordenador-adjunto do Centro de Controle Operacional (CCO), Ordem Pública e Cidadania, Guilherme Barros.
Temáticas
O curso de primeiros socorros abordou técnicas fundamentais para situações de emergência, com foco na segurança e bem-estar da vítima antes da chegada de profissionais de saúde. Houve treinamentos que incluíram procedimentos como desengasgo, ressuscitação cardiopulmonar (RCP), contenção de hemorragias e primeiros cuidados em caso de queimaduras. Isso seguindo as diretrizes impostas pela Lei Lucas, cujo propósito é garantir que sempre haja uma pessoa habilitada a prestar socorro em casos de acidentes, como engasgos, quedas, cortes e outros incidentes que necessitem de intervenção rápida.
Por meio de simulações realistas, o treinamento sobre armamento menos letal e práticas de abordagem trataram de aprimorar as habilidades de tomada de decisão dos agentes em situações de estresse, além de levantar questões referentes à estabilidade emocional e à padronização de condutas no atendimento à população. A iniciativa foi organizada pela coordenação de ensino da Guarda Civil Municipal de Mesquita, responsável por planejar e estruturar os programas de treinamento, através da identificação de demandas específicas da corporação e criação de módulos de formação que refletem os desafios do dia a dia da Guarda Municipal.
“Os treinamentos têm como objetivo garantir que os guardas estejam sempre atualizados com as melhores práticas, leis e abordagens humanizadas no atendimento ao cidadão. Isso significa que, além de aprenderem técnicas de policiamento, eles também são ensinados a interagir com o público de maneira respeitosa e empática”, declara o subsecretário.
Os agentes da Guarda Civil Municipal atuam em colaboração com o Centro de Controle Operacional de Mesquita para promover, de forma integrada e eficiente, mais segurança na cidade. Essa parceria é fundamental para otimizar as ações de segurança pública, permitindo respostas rápidas e coordenadas às demandas da população e um ambiente urbano mais seguro e acolhedor.