27 de setembro de 2025
Baixada FluminenseMunicípiosNilópolisNotícias

Seminário sobre Educação Antirracista em Nilópolis

Secretaria de Educação vai oferecer conteúdo pedagógico às escolas particulares que queiram aprender a respeito do tema, já debatido nos colégios da rede municipal de ensino

 

Durante a manhã e a tarde de quarta-feira (24/9), representantes de escolas particulares de Nilópolis participaram de um seminário sobre ‘A Educação no Enfrentamento ao Racismo Institucional’ no auditório do Hospital Juscelino Kubitschek. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e a Superintendência Municipal da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Nilópolis, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

 

A secretária de Educação de Nilópolis, Flávia Rocha, esteve no evento e disse que irá disponibilizar aos professores da rede particular conteúdos pedagógicos já oferecidos aos profissionais da rede municipal que trabalham com educação infantil, e visam combater o racismo nas escolas e na sociedade. O material valoriza a cultura e a história do povo africano e afro-brasileiro, e pretende formar cidadãos críticos e conscientes para a construção de um mundo mais justo.

Inez Simpliciano, superintendente dos conselhos municipais, informou que todos os participantes receberão por e-mail um material pedagógico em PDF e ainda um certificado com a carga horária. “Tivemos duas palestrantes: a advogada da OAB Nilópolis Jaciara Damasceno, que é integrante do Conselho da Igualdade Racial, e falou sobre a legislação antirracista e a também conselheira e professora da rede municipal e autora de livros, Denise Cruz”, afirmou ela.

 

Denise Cruz leu um dos vários livros que já escreveu com essa temática e arrumou as bonecas negras, de vários tamanhos e com diversas roupas, na frente do palco do auditório. A contação de histórias torna as aulas muito mais atrativas para as crianças até cinco anos que frequentam as creches ou as pré-escolas.

“Encontros como esse, com a disponibilidade de aprendizado, abre várias janelas para entrarmos em ação.  O compromisso da secretária de Educação, professora Flávia, de levar a qualificação da educação antirracista para as escolas particulares, falar de direitos, permite a conquista da igualdade para todos”, salientou   a superintendente municipal da Igualdade Racial, Rosimeri Cunha, também presidente do Conselho da Igualdade Racial.

 

A ideia de reunir os representantes das escolas particulares para discutir esse tema surgiu depois de uma reunião realizada no Centro Educacional Tabernáculo de Davi. “ Estivemos lá e percebemos o interesse dos profissionais de educação por literatura e brinquedos afro referenciados”, observou Inez Simpliciano, ao lado da diretora-geral do colégio, Talita Paula.

Integram o Conselho também Vladimir Fernandes, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Inez Simpliciano, superintendente dos Conselhos Municipais, Denise Cruz, da Secretaria de Educação; a advogada Jaciara Damasceno, da OAB Nilópolis. Ramon Montes, da Secretaria de Saúde, professora Rosane Assis, Salvador Oliveira e José Augusto, representantes da sociedade civil,

 

O secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Renato da Van, participou da cerimônia durante a tarde. Entre as autoridades, estavam presentes ainda a superintendente municipal dos Direitos da Juventude, Karina Fassim e a representante da Casa da Mulher Nilopolitana, Simone Abreu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *