Semas e Sedsodh promovem capacitação para equipes em Japeri

Os temas abordados foram os de impacto direto na atuação da assistência social como apoio técnico, logístico e ainda a orientação de recursos para o município
 

Nesta quinta-feira (23), secretário Municipal de Assistência Social, Walter Trajano, e sua equipe receberam, na sede da pasta, em Engenheiro Pedreira, os técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH). O encontro teve como objetivo a capacitação dos servidores, a avaliação do impacto das ações já realizadas e o fomento da agenda de treinamentos para 2025.

Segundo o secretário, os profissionais receberam a liberdade necessária para avançar nas políticas públicas que visam melhorar a qualidade de vida da população japeriense. “Foi muito importante assumir a pasta e encontrar uma equipe motivada a realizar. Fui contagiado também pela vontade dessa equipe de aprender e se capacitar cada vez mais para servir melhor a nossa população. Agradeço muito à nossa secretária estadual Rosângela Gomes, que enviou sua equipe para nos auxiliar e ajudar na melhoria e expansão das políticas públicas de assistência social em Japeri”, afirmou o gestor.

Os profissionais da SEDSODH destacaram a relevância das ações integradas, que garantem os direitos da população e contribuem para a superação das vulnerabilidades sociais. Outros temas abordados foram o apoio técnico, logístico e a orientação de recursos para o município, com o intuito de melhorar a atuação operacional da assistência social.

“A nossa orientação é buscar o alcance das metas, a capacitação de todos os profissionais da assistência, com treinamento nos programas e serviços já existentes, além da implementação de novas políticas públicas que promovam a cidadania, a inclusão social e a garantia de direitos”, explicou a superintendente da Proteção Social Básica, Stephanie Barreto, que compôs a equipe de sete profissionais, ao lado das coordenadoras: Nádia Nunes (Cadastro Único e Programa Bolsa Família), Marcela Dias (Primeira Infância no SUAS/Programa Criança Feliz), Mônica Guedes (Cartão Recomeçar), Adriana Alves (Gestão Orçamentária e Financeira), Adriana Santos (Alta Complexidade) e Graziele Quaresma (assessora técnica do Cartão Recomeçar).

A coordenadora da Alta Complexidade, Adriana Santos, ressaltou que a gestão adotou uma metodologia de proximidade e auxílio, promovendo a integração entre servidores, gestores e o público atendido. “Os programas se complementam no atendimento às políticas públicas, e as capacitações são ambientes de debates e trocas de experiências que  no final refletem a realidade do nosso Estado”, disse.

Durante o evento foram destacados os seguintes programas e serviços: o Cadastro Único, porta de entrada para os benefícios sociais; o Abrigo Municipal que acolhe crianças e adolescentes em situação de risco; o Programa Criança Feliz  que atualmente tem a meta de atender 700 famílias com  foco no fortalecimento dos vínculos familiares e na educação de crianças até seis anos; e o serviço de Família Acolhedora, em fase de implementação e que visa expandir o acolhimento familiar para crianças e adolescentes em vulnerabilidade.

A subsecretária Sara Costa, ressaltou a importância do assessoramento contínuo e das capacitações presenciais, que geram resultados diretos na execução dos programas e garantem o sucesso das ações que impactam positivamente a população de Japeri. A secretária Municipal  de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy esteve presente no encontro.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *