Semana da Mulher é aberta na Fiocruz com defesa de ações articuladas nos territórios
A Fundação Oswaldo Cruz abriu, nesta segunda-feira (2), no Rio de Janeiro, a Semana da Mulher: Por Mulheres, Vivas, Saudáveis e Respeitadas, em cerimônia que homenageou a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. O evento marcou o início da programação especial em alusão ao Dia Internacional das Mulheres. celebrado em 8 de março, e contou com a participação do presidente da Fiocruz, Mario Moreira, da pesquisadora Emérita da Fiocruz, Nísia Trindade, entre outras autoridades.
Em seu discurso, a ministra destacou os desafios contemporâneos na construção de políticas públicas para as mulheres e a necessidade de respostas articuladas diante das complexidades sociais. “É muito trabalho que a gente tem pela frente. Não é só um trabalho manual ou físico, é um trabalho de elaboração, de produção, de criatividade e de enfrentamento de uma história da humanidade”, afirmou.
Ao defender a construção de soluções para o futuro, Márcia Lopes ressaltou que a diversidade e a dimensão do país impõem desafios imensos e que as respostas devem considerar as realidades locais. “Não é Brasília que vai dar resposta para tudo. É cada território, é cada grupo de mulheres”, enfatizou, valorizando ainda a qualidade da produção científica da instituição como base para a formulação de políticas públicas eficazes.
O presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mario Moreira, ressaltou o papel estratégico da instituição no enfrentamento à violência contra as mulheres. “Como instituição pública estratégica, a Fiocruz deve mobilizar sua capacidade científica e sua presença nos territórios para enfrentar a violência contra as mulheres”, declarou o presidente.
Mario Moreira também enfatizou que a luta contra a violência precisa estar presente tanto no discurso quanto nas práticas cotidianas da instituição. “Temos uma abordagem respeitosa de escutar, aprender e construir juntos com os territórios. A luta contra a violência precisa estar no nosso discurso e no nosso comportamento cotidiano. É um problema de saúde pública e, portanto, uma grande questão para a Fiocruz”.
A pesquisadora emérita Nísia Trindade Lima, ex-ministra da Saúde e primeira mulher a presidir a Fiocruz, afirmou que a data vai além das homenagens e exige compromisso coletivo com a igualdade. “Recebemos flores e bombons, e gostamos, nada contra, mas é sempre um dia de luta. Essa precisa ser uma luta da sociedade e da democracia, unindo homens e mulheres. Nenhuma de nós passa pela vida sem episódios de violência, seja física ou simbólica”.
Março das Mulheres – Todos Juntos por Todas
Ao longo do mês de março de 2026, o Ministério das Mulheres realiza a Agenda Nacional do Março das Mulheres, com ações em todas as regiões do país. A programação reúne inaugurações, entrega de novos equipamentos públicos, fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, lançamento de estudos e pesquisas, além de iniciativas voltadas à autonomia econômica, à política de cuidados e à participação social.
Confira a programação completa do “Março das Mulheres – Todos juntos por todas”.

