Seis projetos socioculturais são selecionados para apoio financeiro em 2026
Iniciativas beneficiam comunidades próximas às estações do sistema metroviário, por meio da Lei de Incentivo à Cultura
Seis projetos socioculturais foram selecionados pelo MetrôRio, por meio de edital público, para o recebimento de recursos financeiros via Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS). Com foco no desenvolvimento de territórios em situação de vulnerabilidade social, próximos às estações do sistema metroviário, as iniciativas escolhidas pela concessionária vão executar suas atividades ao longo de 2026. O processo do edital considerou as vertentes de acesso à educação, cultura e inclusão social.
Como parte do seu compromisso de responsabilidade social, o MetrôRio incentivará no próximo ano os projetos: Rio Memórias, Escrevendo Minha História, Projeto Vinde a Mim – Oficinas Literárias, Fa vê-las, Recriando Cultura e Deskobrir: Transformação Social através da Arte.
Em 2025, a empresa apoiou outras sete iniciativas e, em 2024, outros doze projetos por meio das Leis do ISS e Rouanet.
Confira no site do MetrôRio, neste link: Edital de Projetos Socioculturais 2025
Conheça os projetos que receberão apoio do MetrôRio em 2026:
Rio Memórias
O projeto é realizado pelo Rio Memórias, que promove cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico da cidade do Rio. O objetivo da iniciativa é difundir a história e engajar os cariocas na preservação de seu patrimônio material e imaterial. Com oficinas e passeios, a instituição promove ações pedagógicas, especialmente em escolas públicas de áreas de vulnerabilidade e conta ainda museu virtual, podcasts e exposições, além de placas informativas distribuídas em lugares relevantes da cidade, aproximando a população de sua própria história.
Oficinas Literárias do Projeto Vinde a Mim
Com atividades voltadas à educação inclusiva, a Associação Luz dos Povos oferece diversas atividades educativas e culturais, como oficinas de leitura e de redação para crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, moradores da região da Grande Tijuca. A organização atua com a proposta de contribuir no desenvolvimento social e integração comunitária por meio de ações de cidadania e educativas. Será o segundo ano que o projeto receberá apoio do MetrôRio.
Escrevendo Minha História
O projeto Escrevendo Minha História promove oficinas de contação de histórias e redação para crianças e adolescentes de comunidades e alunos da rede municipal de ensino. O objetivo da iniciativa, que é realizada pelo Cantos do Rio Produções Artísticas, é reforçar a escrita e o desenvolvimento educacional. Nos últimos dois anos, o programa também contou com o apoio do MetrôRio e, no encerramento das atividades, lançou duas edições de livros com histórias criadas a partir das oficinas.
Fa vê-las
O projeto Fa Vê-Las, do Instituto entre o Céu e a Favela, no Morro da Providência, estimula a formação de novos leitores e escritores com oficinas de escrita criativa, leitura, contação de história, biblioteca com recorte racial para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social. Com as atividades, a instituição promove a transformação sociocultural no Morro da Providência e região.
Re-criando Cultura
Realizada pelo Projeto Recriando Raízes, a iniciativa leva educação e capacitação gratuitas para crianças, jovens e adultos do Complexo da Pedreira, em Costa Barros. O objetivo é transformar a realidade de pessoas em vulnerabilidade por meio de cultura e educação, lazer, esporte e cidadania.
Deskobrir: Transformação através da Arte
O projeto da Rede Cruzada, realizado em Del Castilho, conta com diversos cursos profissionalizantes, ações culturais e esportivas. Com atividades no contraturno escolar, a instituição tem como objetivo promover inclusão e novas perspectivas de crianças, adolescentes, jovens e adultos de comunidades vizinhas.

