27 de agosto de 2025
Baixada FluminenseMesquitaMunicípiosNotícias

Segurança aumentada com queda de delitos em Mesquita

 

Entre os seis primeiros meses de 2025, município registrou redução considerável em roubos e furtos de veículos, roubos em coletivos, de rua e a transeuntes, além de lesões corporais culposas de trânsito

 

No primeiro semestre de 2025, a cidade de Mesquita registrou bom desempenho quanto à segurança pública. Os dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, o ISP, analisados pelo setor de Inteligência da Guarda Civil Municipal, mostram que alguns delitos apresentaram queda no município. Um comparativo com o mesmo período do ano passado aponta que o número de roubos de veículos caiu 35%, enquanto os furtos de veículos desceram 5% na amostragem.

 

Os números também são significativos quando os assuntos são roubos em coletivos (ônibus e outros transportes públicos) e roubos de rua. “Nos roubos em coletivos, a diminuição registrada foi de 80%, enquanto nos roubos de rua, foi de 19%. E a redução segue quando analisados os dados de roubos a transeuntes e de lesões corporais culposas de trânsito, que aparecem com queda de 17% e 20%, respectivamente. Fazemos essas métricas mensalmente, porque são essenciais para nos ajudar a entender a situação do município e as tendências para os próximos meses. Dessa forma, podemos pensar em estratégias e ajustes para reverter os quadros, caso necessário”, argumenta o diretor de Inteligência da Guarda Civil Municipal, Kleildo Nascimento.

 

Esses resultados vêm de um trabalho empenhado e consistente das forças de segurança do âmbito público municipal, também em parceria com a Polícia Militar, a Polícia Civil, o programa Operação Segurança Presente e a 53ª DP (Delegacia de Polícia). “Sempre costumo destacar a importância dos esforços conjuntos, tendo em vista que nenhuma atividade é realizada individualmente. Aqui, há diferentes equipes capacitadas e dedicadas em fazer o melhor para a proteção da cidade, dos moradores e do patrimônio público. Todos agindo em completa sinergia, auxiliando uns aos outros com dados e informações relevantes. No entanto, parcerias com outros órgãos, como da esfera estadual, nos ajudam a expandir nossos efeitos, obtendo conquistas como essas da redução de delitos praticados no território”, certifica Renata Paranhos, subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania e coordenadora-geral do Centro de Controle Operacional de Mesquita (CCO).

 

Integração que funciona

 

Exemplo prático dessa ligação são as chamadas operações integradas. Elas consistem em patrulhamentos especiais em pontos estrategicamente pensados pela Inteligência da Guarda Municipal. Por dia, cerca de quatro dessas atividades acontecem pelas ruas de Mesquita, envolvendo as polícias civil e militar e as equipes de Transporte e Trânsito e da própria Guarda Civil Municipal. Desde a implementação do projeto, em novembro do ano passado, constatou-se diversas melhorias na dinâmica local, incluindo no número de ocorrências registradas e na fluidez nas vias públicas.

 

Cabe ainda frisar o papel do acompanhamento remoto da cidade, promovido pelo Centro de Controle Operacional (CCO), nessas atuações. Com o monitoramento, os agentes conseguem identificar áreas sensíveis e possíveis ocorrências antes mesmo que elas aconteçam. Assim, as informações são passadas para a equipe geral, para que possam ser discutidas e as soluções, implementadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *