SEDCON e Procon-RJ participam do Fórum Mundial das Favelas
A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON-RJ) e o Procon Estadual (Procon-RJ) participam do Fórum Mundial das Favelas, que será realizado no Museu do Amanhã, nos dias 13 e 14 de dezembro. A iniciativa, organizada pela Central Única das Favelas (CUFA), conta com apoio institucional da SEDCON.
O evento nasce da compreensão de que os territórios populares precisam de um espaço global, estruturado e permanente para debater seu desenvolvimento. O Fórum Mundial das Favelas tem como objetivo valorizar a potência das comunidades, promover soluções e fortalecer o protagonismo social e econômico desses territórios no Brasil e no mundo.
O Fórum reúne gestores públicos, lideranças comunitárias, pesquisadores e representantes do setor privado. Os debates vão abordar caminhos para ampliar os direitos do consumidor, incentivar a inovação e melhorar o acesso a serviços essenciais nos territórios populares.
Para o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, que participa da mesa de abertura, no dia 13/12, às 9h, a presença dos órgãos no evento reforça o compromisso do Governo do Estado com a proteção e a educação para o consumo.
— Estar neste espaço é reconhecer que as favelas são polos de conhecimento, inovação e cidadania. Nosso papel é garantir que os consumidores desses territórios tenham voz, direitos assegurados e acesso a serviços de qualidade — afirma o secretário Gutemberg Fonseca.
Ainda no dia 13, o Secretário participa, às 11h30, do debate no painel Defesa do Consumidor nas Periferias Globais. Já o Subsecretário de Defesa do Consumidor, Rogério Pimenta, participa, às 10h40, do debate no painel sobre Economia da Favela, consumo digital e sustentabilidade.

