10 de setembro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Sedcon e Procon-RJ criam gabinete de crise para garantir atendimentos da Unimed Ferj

A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e o Procon-RJ criaram um gabinete de crise para garantir atendimento da Unimed Ferj a pessoas em tratamento oncológico e crianças com deficiência. A medida foi estabelecida em uma reunião entre os órgãos e a operadora, nesta terça-feira (9), depois de constantes queixas de pacientes oncológicos e uma manifestação de pais de segurados atípicos.

A reunião também teve participação do presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Wadih Damous, e mães de crianças atípicas. O encontro discutiu a solução das falhas na prestação de serviços do plano de saúde, tanto no atendimento a pacientes oncológicos, quanto às crianças com deficiência. Ontem, responsáveis pelos menores ocuparam uma faixa da Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, Zona Sudoeste*, em um protesto contra a suspensão de terapias por falta de pagamentos da operadora.

No encontro, foi instaurado um gabinete de crise composto por representantes da Unimed Ferj, da Sedcon e do Procon-RJ, bem como da Associação Nenhum Direito a Menos (ANEDIM), de defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Além disso, mães de crianças atípicas que estavam no ato participaram da reunião e terão representação. O objetivo da medida é acompanhar de perto os avanços na resolução dos problemas e garantir maior eficácia e rapidez na comunicação com a população.

Segundo o Secretário de Defesa do Consumidor, a medida é fundamental, já que 85% das reclamações recebidas são relacionadas à falta de informação clara. “Nosso objetivo é reunir representantes da Unimed Ferj que tenham autonomia para responder prontamente e resolver quaisquer problemas que estejam acontecendo, de forma célere e assertiva. Vamos acompanhar cada evolução e gerar relatórios que serão enviados ao Sistema Estadual de Defesa do Consumidor e à ANS, além de levar informações corretas e coletivas aos consumidores sobre os avanços nas soluções apresentadas”, Gutemberg Fonseca.

Os órgãos ainda solicitaram à Unimed Ferj o aumento do número de atendentes no Expressinho, na sede do Procon-RJ, que tem atendimento expresso da operadora, para dar maior agilidade na análise individual das demandas. Há semanas, pacientes oncológicos relatam dificuldades no atendimento. Em agosto, diversos usuários que já eram atendidos pela Oncoclínicas e outras unidades foram transferidos para o recém-inaugurado Espaço Cuidar Bem, em Botafogo, Zona Sul, por conta do descredenciamento da operadora.

No entanto, houve queixas sobre a falta de profissionais, medicamentos e problemas na estrutura do espaço. O estabelecimento chegou a ser autuado pelo Procon-RJ e alvo de uma ação da Justiça. Na segunda-feira (8), a Oncoclínicas retomou o atendimento temporário e emergencial a pacientes oncológicos que ainda não tenham sido transferidos pela operadora. O centro de tratamento de câncer chegou a interromper o serviço por falta de pagamentos. Segundo a companhia, a empresa tem uma dívida de aproximadamente R$ 790 milhões.

A Unimed Ferj destacou, ainda na reunião, a assinatura de um novo Termo de Cooperação Técnica com a Oncoclínicas e que está em tratativas com uma grande farmacêutica para disponibilizar uma geladeira e um estoque remotamente monitorado no Espaço Cuidar Bem, para assegurar o fornecimento ágil dos medicamentos. Na semana passada, pacientes reclamaram da falta de remédios no estabelecimento, e após o fim do prazo estabelecido pela Justiça para restabelecimento do serviço, usuários voltaram a ser convocados para a retirada.

No dia 5 de agosto, por conta das constantes denúncias dos beneficiários, a ANS instaurou uma Direção Técnica na Unimed Ferj para acompanhar o atendimento a pacientes oncológicos e monitorar o Espaço Cuidar Bem presencialmente, por até um ano. A medida determina que um agente externo verifique indícios de risco à continuidade ou à qualidade do atendimento à saúde dos beneficiários.

*A Barra da Tijuca, que antes fazia parte da Zona Oeste, agora passa a ser reconhecidos como Zona Sudoeste, após decreto publicado pela Prefeitura em 9 de setembro de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *