Secretário-geral da ONU visita Rafah e pede entrada urgente de ajuda humanitária

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, visitou nesta sexta-feira a cidade fronteiriça de Rafah, onde fica o posto de controle entre o sul de Gaza e o Egito e por onde milhares de pessoas esperam para poder fugir dos bombardeios de Israel à Faixa de Gaza.

Do outro lado da fronteiro, o egípcio, centenas de caminhões carregando ajuda humanitária vinda de agências da ONU, organizações internacionais e governos.

Em pronunciamento em Rafah, Guterres pediu exigiu que Israel e Egito, que travam negociações para a abertura da passagem, liberem imediatamente a entrada dos caminhões em Gaza.

O secretário-geral entrou em Rafah pelo Egito – a passagem é permitida para autoridades.

Israel deve autorizar a entrada de comboio de ajuda humanitária na Faixa de Gaza pela passagem de Rafah

A entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza deve ser autorizada por Israel nesta sexta-feira (20). Cerca de cem caminhões com mantimentos aguardam na passagem de Rafah, no lado do Egito.

No primeiro momento, no entanto, apenas 20 veículos poderão cruzar o corredor de ajuda e entrar no território, o que a Organização das Nações Unidas classificou como “uma gota d’água” perto de tudo o que a população local precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *