11 de setembro de 2025
MunicípiosNotíciasRegião SerranaTeresópolis

Secretário de Estado de Defesa do Consumidor vem a Teresópolis conferir o 2º dia do mutirão de renegociação de dívidas

 

Evento segue até sexta, dia 12, na Praça Olímpica, das 10h às 17h

O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, estará em Teresópolis nesta quinta, 11/9, para conferir o andamento do 2º Mutirão Estadual da Renegociação do Consumidor. Com estrutura montada na Praça Olímpica Luís de Camões, no Centro, o evento começou nesta quarta-feira, dia 10, e segue nestas quinta, 11, e sexta, 12 de setembro, das 10h às 17h.

Iniciativa do Governo do Estado para marcar os 35 anos do Código de Defesa do Consumidor, o mutirão é coordenado pela Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon-RJ, com a parceria da Prefeitura de Teresópolis, através da Procuradoria Geral (PGM), ao qual o Procon Teresópolis é vinculado.

“As empresas participam e fazem a melhor negociação possível com quem tem pendência financeira a resolver. Nossa expectativa é que o número de atendimentos aumente nos próximos dois dias”, pontuou Geraldo Menezes, Procurador Geral do Município, agradecendo a parceria com o Governo do Estado.

É a primeira vez que a SEDCON realiza esse tipo de evento em Teresópolis. No primeiro dia, o atendimento presencial reuniu equipes das concessionárias Enel e Águas da Imperatriz e dos bancos Bradesco e Itaú. Com as demais empresas participantes, o atendimento é feito online.

Mediação de acordos e cartilha: As negociações são mediadas por técnicos da SEDCON e do Procon-RJ, para garantir acordos seguros e válidos. “A finalidade desse mutirão é facilitar a vida dos consumidores que tiveram dificuldade de fazer qualquer tipo de renegociação para sair do endividamento. É a oportunidade da pessoa ter um amparo legal para resolver o seu problema e seguir a sua vida com tranquilidade”, destacou Wagner Rosa, assistente do Procon-RJ e coordenador do mutirão.

Durante o evento, são distribuídas as cartilhas ‘Comentários Básicos do Código de Defesa do Consumidor – uma leitura fácil e dinâmica’ e ‘Educação Financeira da Família’, produzidas pelo Governo do Estado. O objetivo é orientar os consumidores sobre como fazer uma boa organização financeira.

Bons descontos: O jardineiro Luiz Henrique Silva e a doméstica Rosália Ricardo garantiram ótimos descontos na renegociação de suas dívidas, inclusive com pagamento parcelado. “Valeu muito a pena participar do mutirão, vou pagar minha dívida com 50% de abatimento“, Luiz comemorou. “Eu tive um descontão de 75% e vou pagar o restante em cinco parcelas. Agradeço pela oportunidade de limpar o meu nome”, vibrou Rosália.

Bons negócios: Para o gerente geral do Banco Itaú, agência Reta, vale a pena participar da iniciativa. “Temos a oportunidade de atender em um ponto central as pessoas que, por algum motivo, não podem ir até a agência bancária. É bom para o negócio e, principalmente, para o cliente, que é atendido de maneira diferenciada’, opinou Weber Gonçalves Pacheco. Gerente de uma das agências do Banco Bradesco na cidade, João Alberto Maciel concorda. “Esse tipo de ação é muito válida, pois leva o atendimento para fora da agência e ficamos mais próximos do consumidor, o que fomenta as renegociações de dívidas”, comentou.

Procon fortalecido: De acordo com a coordenadora do órgão, o Governo Municipal pretende reestruturar o Procon Teresópolis. A meta é que, futuramente, além de atender as demandas dos consumidores, a instituição também atue na fiscalização e na aplicação de multas e sanções administrativas às empresas que descumprirem as leis de defesa do consumidor. “Hoje, trabalhamos com conciliação e, no caso de haver alguma multa pecuniária para a empresa, nós encaminhamos para o Juizado Especial Cível. Mas a intenção do Governo Municipal é que o Procon Teresópolis cumpra todas as suas competências, para que o consumidor veja realmente efetivado o seu direito”, relatou Karla Menezes.

”O 2º Mutirão Estadual da Renegociação do Consumidor marca o compromisso do Prefeito Leonardo Vasconcellos de deixar implantado em Teresópolis um Procon que efetivamente atenda os anseios da população. E a comemoração dos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor, um instrumento jurídico de grande alcance social que passou a prospectar os direitos do cidadão, é o momento mais do que oportuno para isso”, finalizou o Procurador Geral, Geraldo Menezes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *