3 de dezembro de 2025
Baixada FluminenseBelford RoxoMunicípiosNotícias

Secretário de Assistência Social recebe homenagens da Câmara de Belford Roxo

O impacto positivo das ações sociais que vêm sendo desenvolvidas em Belford Roxo, desde janeiro resultaram em uma grande homenagem ao secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, na Câmara Municipal. O presidente da Casa Legislativa, vereador MarKinho Gandra, comandou uma sessão extraordinária com a presença da maioria dos vereadores. Dos 25, apenas dois não participaram da solenidade: Armandinho Penélis (Republicanos) e Igo Menezes (PT). Diogo recebeu de Gandra o título de Cidadão Belforroxense. A honraria é concedida a pessoas que prestam relevantes serviços a um município ou estado. Reconhece e valoriza também indivíduos que, através de suas ações, contribuíram para o bem estar da população da região.

Projetos relevantes

Gandra disse que a Secretaria Municipal de Assistência Social é uma das mais importantes do governo e justificou: “É um brilhante trabalho e Diogo é quem comanda o bom resultado das ações. Hoje, a assistência social está presente em todo o município, com projetos relevantes que vão de encontro aos interesses da população. Ele sabe aplicar com sabedoria o suporte que o prefeito oferece. É uma pessoa que sabe fazer. É humano, dedicado, atencioso, e até o não, ele sabe como utilizar, sem ofender e sem maltratar. Não tem como não reconhecer seu desempenho em favor do crescimento do município, no atendimento e atenção às pessoas”, concluiu.

Plenário lotado

O plenário da Câmara estava lotado. Usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) marcaram presença e renderam homenagens ao secretário. Isaura, Ivanilda e Norma, frequentadoras de um dos CRAS dispararam elogios ao secretário. “Estou com 63 anos. Passei por muitas curvas na vida. Hoje sou feliz. Devo ao Diogo Bastos, que oferece oportunidades. Através dele, fiz o curso na Padaria Escola e virei empreendedora. Vendo Pães na minha casa e outras coisas que aprendi a fazer no CRAS”, declarou Norma, entre as centenas de pessoas que ocupavam as galerias da Câmara.

Moção de agradecimento

Diogo também recebeu uma moção de agradecimento do presidente do Instituto Anjos com Deficiência, Ailton Tutinho. Integrantes do Grupo as Preciosas, do SCFV/ Centro, se apresentaram durante a sessão. Elas emocionaram ao cantar uma versão da música Aleluia: todos acompanharam. Os vereadores presentes ocuparam a tribuna e fizeram elogios ao trabalho do secretário de Assistência Social. Ele estava acompanhado de sua subsecretária Letícia Guimarães e da secretária Especial de Combate à Fome, Marcelle da Silva.

‘A gente pode mais’’

Formado em Administração e também em Assistência Social, aos 43 anos, Diogo garante que não tem pretensões de ingressar na carreira política e define seu trabalho como uma missão. “Enquanto o prefeito Márcio Canella quiser, eu estarei aqui. Muita coisa a gente trabalha na alma das pessoas. Assistência Social vai muito mais além de uma cesta básica e uma Bolsa Família. A Assistência Social pode ir muito mais além.  É para quem dela necessita”, afirmou. Segundo Diogo, 150 mil pessoas estão inscritas do Cadastro Único (CadÚnico), em Belford Roxo, enquanto que mais de 60 mil recebem o Bolsa Família.

Padaria Escola

“Com apenas 90 dias de governo, implantamos a Padaria Escola, que vem formando mão de obra qualificada e abrindo portas no mercado de trabalho para muita gente”, prosseguiu Diogo, ocupando a tribuna, numa espécie de prestação de contas. São mais de três mil pães por dia que abastecem o Café Amigo, o café da manhã no Restaurante do Povo e o Hospital Infantil. O secretário de Assistência Social citou a criação do Complexo da Cidadania, que funciona em cima do Restaurante do Povo. Lá vários núcleos foram criados para atendimento social e a garantia de direitos como: Rio Sem LGBTIfobia, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa (NAVIR), o Núcleo de Atendimento aos Familiares de Desaparecidos e Documentação (NAFADD), e o programa Empoderadas.

Café Amigo

Entre muitas realizações e projetos, Diogo citou também a inauguração do Café Amigo, no Centro do Município. O espaço oferece café da manhã ao trabalhador, de graça. Lembrou da revitalização de vários equipamentos que foram encontrados sucateados e anunciou a inauguração de mais um CRAS, até o final do mês. Emocionado, encerrou convidando todos para o próximo Baile da Melhor Idade, destinado aos usuários do SCFV dos CRAS, no próximo dia 19, no Country Club, Centro. O tema Pré-Réveillon. “Vamos todos de branco e dourado.  Estou muito agradecido por todo reconhecimento. Isso não tem preço”, arrematou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *