Secretaria de Trabalho de Belford Roxo realiza seleção para Jovem Aprendiz na Auto Viação Vera Cruz
Com experiências na área administrativa e em comércio, Guilherme Cardoso participou do processo seletivo
A Secretaria de Trabalho, Renda e Economia Solidária de Belford Roxo realizou uma seleção para 10 vagas para o Programa Jovem Aprendiz da empresa Auto Viação Vera Cruz. As entrevistas e recrutamento foram realizadas em parceria com a viação, que é a principal empresa privada no segmento do transporte público em Belford Roxo com mais de 900 funcionários em sua grande maioria formada por belforroxenses. A Secretaria de Trabalho intermediou o processo que atraiu cerca de 200 jovens entre 14 e 24 anos, em busca das oportunidades na empresa.
“Estou muito animado e com a possibilidade de conseguir uma das vagas. Vai ser bom e a Vera Cruz é uma grande empresa com chances de crescimento e aproveitamento em várias áreas”, afirmou Guilherme Cardoso, de 21 anos, morador do bairro Heliópolis, que já atuou em áreas administrativas e comércio.
Boas-vindas do secretário
O secretário de Trabalho, Márcio Valério, deu as boas-vindas e desejou boa sorte aos jovens, ressaltando a parceria importante com uma empresa de grande relevância no município e a implementação inédita do Programa Jovem Aprendiz em Belford Roxo.
“Nós estamos fazendo essa parceria importante público-privada para proporcionar essa oportunidade do primeiro emprego para esses jovens para que eles alavanquem suas vidas pessoais e profissionais. Esse é um momento histórico para a cidade. É a primeira vez que a Prefeitura de Belford Roxo consegue fazer essa parceria com o Programa Jovem Aprendiz”, destacou o secretário Márcio Valério.
Jovens concorrentes
A coordenadora de Recursos Humanos da Vera Cruz, Raquel Costa, também recebeu os jovens concorrentes, detalhando o processo de seleção (entrevista, análise de dados e envio de documentação) e a valorização da empresa dos profissionais oriundos do Programa Jovem Aprendiz que absorve boa parte dos aprendizes.
“Hoje, a grande porta de entrada para a Vera Cruz é pelo Programa Jovem Aprendiz. Onde conseguimos absorver, principalmente nas áreas de operação, 90% dos jovens que participam do programa. E posteriormente são treinados nesta área, e hoje, podemos afirmar que temos motoristas, fiscais que foram promovidos a despachantes, que foram jovens aprendizes e iniciaram sua atividade profissional no programa. Mesmo os que não forem finalistas, essa seleção é uma experiência que eles levam também em cada processo seletivo e entrevista que passam. De acordo com o número de jovens, caso necessite além das 10 vagas, vamos manter e solicitar do banco de cadastros aqui da Secretaria de Trabalho, fortalecendo cada vez mais essa parceria”, disse Raquel Costa, coordenadora de Recursos Humanos da Auto Viação Vera Cruz e Nossa Senhora da Penha. A empresa fará a comunicação aos aprovados com as convocações, assim como, também aos que não passaram no processo.
Análise documental
Os profissionais da Secretaria de Trabalho, comandados pelo coordenador do Sistema Nacional de Emprego (SINE) da Secretaria, Wallace Costa e da Coordenadora de Processo Seletivo, Ariane Paula, realizaram a recepção dos jovens, cadastros, análise documental e entrevistas, antes do contato final com a coordenadora de RH da Vera Cruz.
“Tenho um pouco de experiência na área. Estou muito confiante para ficar com uma das vagas. Saio muito animado pós-entrevista. Já acumulo experiência como auxiliar administrativo e operador. Parabéns ao município de Belford Roxo pelo apoio aos jovens na busca da inserção no mercado de trabalho e também à diversidade. Os moradores têm falado muito bem sobre o prefeito Márcio Canella e todo seu secretariado. Inclusive gerando muitas vagas de empregos”, concluiu Gabriel Silva de Ornelas, de 21 anos, morador da região central do município de Nova Iguaçu.
Jovem Aprendiz
O Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa legal (Lei da Aprendizagem) que insere jovens (14-24 anos) no mercado de trabalho, combinando experiência prática na empresa com formação teórica profissionalizante, oferecendo carteira assinada, salário, direitos trabalhistas (férias, 13º) e jornada reduzida, para facilitar a inserção social e profissional, unindo estudo e trabalho de forma remunerada e com direitos.

