Secretaria Municipal de Educação e Unidos de Padre Miguel se unem em Feira Literária
A Secretaria Municipal de Educação apresentou mais uma feira literária para despertar a paixão pela leitura em nossos alunos. Dessa vez, a parceria foi com a Unidos de Padre Miguel. Após comemorar o título da Série Ouro de 2024 e garantir seu acesso ao Grupo Especial do Carnaval de 2025, a agremiação firmou parceria com a SME para o lançamento da primeira edição de sua Feira Literária, que aconteceu nesta sexta-feira (14/06), na quadra da escola. A FLI UPM contou com a participação de cerca de 2 mil alunos de 45 diferentes unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Foram disponibilizados mais de 30 ônibus, atendendo mais de 15 diferentes bairros da zona Norte e Oeste. Todos os alunos presentes no evento ganharam um livro.
“Nosso objetivo é promover uma educação que vá além dos muros das escolas, que abrace a cultura, a diversidade e o pensamento crítico, e a 1ª Feira Literária da Unidos de Padre Miguel é um passo importante nessa direção. Queremos criar um espaço onde a literatura seja vista como um meio de transformação social e crescimento pessoal de nossos estudantes, e que também tenha um impacto positivo para toda a comunidade”, afirma o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.
O evento contou com seis espaços dedicados à educação carioca e mais de 30 atividades diversas ao longo do dia. Entre elas, os alunos tiveram contato com oficinas, rodas de conversa, de leitura, contações de histórias, apresentações artísticas e rodas de samba. O stand Leituras Cariocas ofereceu uma programação voltada para a promoção de diversas práticas literárias; o Espaço Oficinas foi dedicado a atividades que propuseram o desenvolvimento psicomotor e o senso de cooperação e pertencimento comunitário, enquanto o Livres para Estudar acolheu atividades que promoveram a equidade de gênero, além de funcionar como ponto de distribuição gratuita de absorventes higiênicos para as alunas do 4º ao 9º anos do Ensino Fundamental regularmente matriculadas na rede.
“Estamos muito empolgados com a realização da FLI UPM. Este evento é uma grande oportunidade para promovermos a cultura e a educação na nossa comunidade. A literatura é um poderoso instrumento de transformação social, e queremos que todos tenham acesso a essa riqueza,” afirmou Lara Mara, Diretora de Carnaval da Unidos de Padre Miguel.
O Instituto Helena Antipoff também teve seu próprio espaço com atividades inclusivas e sensoriais, pensando na acessibilidade para pessoas com deficiência, enquanto o Espaço GET destacou o protagonismo dos alunos na área da tecnologia. Repetindo a participação iniciada na Festa Literária e Cultural da Mangueira, a Gerência de Relações Étnico Raciais, GERER, contou com um espaço próprio para a programação especializada no tema. O evento também contou com a presença de stands de editoras e autores independentes. Mais de 2000 livros foram distribuídos pela Gerência de Leitura, a GEL, com o apoio de seu stand Um Rio de Leitores.
A FLI UPM foi uma excelente oportunidade para o público conhecer mais a fundo o papel fundamental desempenhado pelas escolas de samba junto às suas comunidades e sua conexão com a cultura carioca. Com uma programação diversificada, o evento agradou a todos os gostos e idades, valorizando a diversidade cultural do subúrbio, promovendo o empoderamento da população negra e buscando a equidade de gênero.
A primeira edição da FLI UPM foi um sucesso, reunindo amantes da literatura e da cultura em geral em torno de um objetivo comum: celebrar a festa literária suburbana, incentivando a leitura e a escrita, democratizando o acesso aos livros e valorizando todas as práticas leitoras.