Secretaria Municipal de Assistência Social promove ‘Café Cidadão’ no Polo Futuro Brilhante no Wona
O Projeto Café Cidadão da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) esteve presente, nesta sexta-feira (12/09), realizando palestras para 40 usuários do Polo Futuro Brilhante, unidade de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), vinculada ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Wona. O evento contou ainda com a participação de profissionais da Águas do Rio dentro do Programa Afluentes.
Próximo à população
“Essa é a nossa proposta quando elaboramos esse projeto. Estar perto da população, realizar esses encontros, trazendo assuntos que interessam aos usuários, tirar dúvidas. Importante essa parceria com a Águas do Rio, para tirar dúvidas, orientar e esclarecer. Sabemos que muitos moradores tem várias reclamações, como, falta de água, hidrômetros, entre outros. Nada melhor que termos nossos parceiros nas unidades, com quem de fato tem as informações para passar aos usuários”, destacou o secretário de Assistência Social, Diogo Bastos, ao lado da subsecretária Letícia Guimarães e a presidente do Polo Futuro Brilhante, Suzana Batista, destacando ainda as realizações da Secretaria, como o pão servido no lanche após as palestras, que foi produzido na Padaria Escola, no Complexo da Cidadania, e ainda aproveitou para convidar os usuários para o próximo Baile da Melhor Idade no Country Clube, dia 26 de setembro. Além de levar um abraço do prefeito Márcio Canella, da vice Mariana Malta e do secretário Chefe de Gabinete, Marcelo Canella.
Equipes de acolhimento
O projeto Café Cidadão consiste em realizar nos CRAS, Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e demais equipamentos de acolhimento do município, rodas de conversas entre usuários dos serviços de convivência e fortalecimentos de vínculos e profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Este método também visa aproximar a Prefeitura dos usuários, para ouvi-los e, a partir daí, planejar políticas públicas eficazes.
“Importante que os usuários tenham consciência dos serviços disponibilizados pelas unidades da Assistência Social do município levando para os moradores o conhecimento sobre seus direitos e a cidadania”, disse Wellington Nascimento, do Departamento de Programas e Projetos da Secretaria de Assistência Social, que abordou ainda o tema do SUAS, ao lado do psicólogo Walison Brayan que destacou o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), que busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho.
Cartilha do usuário
O resultado da etapa inicial do projeto, nos primeiros seis meses, gerou uma cartilha do usuário do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com o título “Eu no SUAS!”, que foi distribuída para os usuários da unidade.
“Adorei a iniciativa do café. Podemos tirar algumas dúvidas e fica bom pra nós para sabermos onde procurar os serviços que precisamos”, afirmou a dona de casa, Monique Gomes Leite, de 28 anos, com a pequena filha Maria Clara, com dois meses, e que tem as duas outras filhas, que fazem aulas de reforço no Polo Futuro Brilhante.
Programa Afluentes
A Águas do Rio realizou ainda palestra para os usuários dentro do Programa Afluentes em um momento de diálogo e aproximação dos profissionais da equipe de Responsabilidade Social e Relacionamentos da concessionária com os moradores que residem em sua maioria no bairro do Wona, no Condomínio Vincenza.
“O Programa Afluentes da Águas do Rio é uma iniciativa que visa criar um canal de comunicação direto entre a empresa e a comunidade, por meio do diálogo com lideranças comunitárias. O objetivo é entender as necessidades locais, ouvir sugestões e opiniões sobre os serviços, além de esclarecer dúvidas e apresentar os resultados dos investimentos e ações da empresa”, destacou Mariana Celestino, analista de Responsabilidade Social da Águas do Rio, ao lado das também analistas Ana Carolina e Fernanda Moura.
Programação completa
No período da tarde, o Café Cidadão marcou presença para os usuários do Polo Calvirio, vinculado ao Cras do Lote XV, na região do Outeiro.
O resultado dessa primeira etapa do projeto será a elaboração de uma cartilha do usuário do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que terá como título “Eu no SUAS!”. A programação completa pode ser encontrada nas redes sociais da Prefeitura.
O encontro terminou com um lanche servido aos usuários e participantes com direito a cachorro-quente e refrigerante.