Secretaria de Saúde promove programação do Setembro Amarelo em toda a cidade
Aula de Zumba, bazar, exposição, distribuição de mudas e diversas ações em saúde marcaram a abertura da Campanha Setembro Amarelo da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), nesta terça-feira, (9), na quadra de esportes da região central de Japeri. O evento abre uma série de ações voltadas para o acolhimento, a valorização da vida e a prevenção ao autoextermínio, que durante todo mês ocorrerá nos equipamentos de saúde da cidade, envolvendo também outras secretarias e órgãos públicos.
As atividades desta manhã reuniram pessoas de diversas localidades, como a dona de casa Claudia Lima, que mora no bairro Chacrinha e aproveitou para fazer os testes rápidos e atualizar seu cartão de vacinação. Já os usuários do Centro de Atenção Psicossocial puderam desfrutaram de atividades de Zumba, funcional e ainda confraternizar com a soltura de balões que comemorou a quebra de tabus, a redução de estigmas e o estímulo para que mais pessoas busquem ajuda para os cuidados com a saúde mental.
De acordo com a subsecretária de Atenção Especializada em Saúde, Cristiane Souza, esse movimento é para que a população possa ter acolhimento em todos os equipamentos e a todo momento. “Estamos aqui para ouvir, acolher, abraçar e cuidar. Esse é um mês em que estamos voltados não só para os usuários, mas também para os cuidados com a saúde mental dos trabalhadores. Há uma programação toda voltada para a escuta e debate desse tema tão sensível e que pode atingir a todos nós”, explicou.
Com um corte recente no pé, Luciana Maria, (47), é paciente do Caps, mas foi à ação especialmente para tomar a vacina contra o tétano. “Me cortei no quintal de casa, e vim tomar a antitetânica para não ter problema”, disse recebendo o imunizante do técnico Jonathan Cunha que explicou ainda os cuidados a serem tomados com o machucado.
O evento contou com a presença dos secretários municipais de Direitos Humanos, Luiz Henrique, e de Esporte e Lazer, Janiel Castro. “A importância da interlocução entre as pastas fortalece as campanhas de conscientização e permite alcançar um maior número de pessoas”, destacou Janiel. E, segundo Luiz Henrique, a prevenção do suicídio é um direito humano fundamental, ligado à dignidade da vida e ao direito à saúde e ao bem-estar. “Precisamos estar juntos, realizando ações integradas e aumentando a cobertura de cuidado que vai diminuir o sofrimento das pessoas, resgatar o compromisso com a vida e a dignidade humana da nossa gente”, disse.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável participou da ação com o Projeto Plantando Leitura, a distribuição de mudas e o cadastro de coleta seletiva.
Ações ao longo do mês
Durante todo o mês de setembro, diversas ações estão previstas para ampliar o debate sobre a saúde mental em diferentes espaços do município. Chamado de o ‘Dia D Saúde Mental’, os eventos ocorrerão nas unidades de saúde, escolas municipais e presídios, este em parceria com psicólogos do PNAISP (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Privada de Liberdade no Sistema Prisional); no Hospital Municipal haverá a exposição de trabalhos realizados pelos usuários do Caps. Além de rodas de conversa com usuários assistidos pela subsecretária de Pessoa com Deficiência e do CAPSiJ (Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil II Gente Inocente).
Segundo o secretário de Saúde, Dr Roberto Pontes, o Setembro Amarelo é uma oportunidade para refletir, dialogar e acolher. “Convidamos toda a população a participar das atividades, promovendo juntos a valorização da vida e o cuidado com a saúde mental. Toda a nossa equipe está empenhada nas ações que irão refletir diretamente na proteção da vida de cada indivíduo, na qualidade da convivência coletiva e na prestação do serviço à população”, explicou o gestor.
O encerramento da campanha será realizado no dia 26 de setembro, das 13h às 17h, no Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira, com a realização da Conferência de Saúde Mental, que terá como tema: “A Saúde do Trabalhador”.