Secretaria de Proteção e Defesa Animal de Volta Redonda apreende animais vítimas de maus-tratos em canil irregular no Belmonte
Após denúncia anônima, equipe fiscalização da SMPDA, com apoio da GM, encontrou cães e aves em espaços inadequados e sem higiene
Uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA) de Volta Redonda apreendeu, nessa segunda-feira, dia 15, 28 cães vítimas de maus-tratos e dois pássaros sem registro durante ação em um canil irregular no bairro Belmonte. A operação, que contou com apoio da Guarda Municipal (GMVR), foi desencadeada após denúncia anônima sobre venda ilegal de animais.
No local, foram encontrados no total 36 animais, sendo 32 cachorros e quatro aves. De acordo com a SMPDA, parte dos cães estava destinada à comercialização, enquanto outros eram animais domésticos. E, apesar de alguns apresentarem vacinação em dia, a fiscalização constatou situações de maus-tratos, com espaços inadequados e falta de higiene.
Diante das irregularidades, os animais foram apreendidos e encaminhados para avaliação medico-veterinária e à guarda de fiel depositário cadastrado conforme a legislação. O caso foi registrado na delegacia de polícia (93ª DP), onde seguirá para averiguação dos fatos.
A Secretaria de Proteção e Defesa Animal reforça que a manutenção de canis para comercialização na cidade, assim como os maus-tratos – como confinamento em espaços inadequados ou a falta de condições básicas de higiene – são crimes previstos em lei. A população pode ajudar denunciando situações suspeitas por meio do número 156.
O secretário de Proteção e Defesa Animal de Volta Redonda, Paulinho AP destacou a importância da colaboração da sociedade e do cuidado responsável com os animais. “Todas as situações são avaliadas caso a caso, mas é importante deixar claro que a criação de animais para comercialização não é permitida no município. Além disso, a população precisa entender que animais necessitam de espaço adequado para o seu bem-estar e crescimento saudável.”
O comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Silvano de Paula, lembrou que a corporação, através da Patrulha de Proteção Animal e Ambiental, vem atuando de forma integrada com a Secretaria de Proteção e Defesa Animal para garantir o cumprimento da lei e a proteção dos animais. Esse foi o segundo caso de canil irregular fechado após denúncia somente neste mês.
“Mais uma ação que demonstra o compromisso da Guarda Municipal de Volta Redonda não apenas com a segurança pública, mas também com o bem-estar animal, coibindo práticas criminosas como o funcionamento de canis clandestinos em nossa cidade”, disse Silvano de Paula.