4 de setembro de 2025
Baixada FluminenseBelford RoxoMunicípiosNotícias

Secretaria de Meio Ambiente e Inea formam 25 alunos no Projeto Guarda-Parque Mirim em Belford Roxo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram, nesta quinta-feira (28/08), a formatura de 25 estudantes da Escola Municipal José Pinto Teixeira, do projeto Guarda-Parque Mirim, em solenidade na Câmara Municipal de Belford Roxo. Alunos do 7º e  9º ano, com idade entre 12 e 14 anos, que participaram da capacitação da unidade de ensino do bairro Babi/Recantus receberam certificados de conclusão. O evento teve a condução da subsecretária municipal de Meio Ambiente, Aliene Dian.

O projeto é administrado pelo Inea, através da Gerência de Guarda-Parques, realizado pelos profissionais que atuam na Área de Proteção Estadual Ambiental (APA) Alto Iguaçu, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e Agricultura.

Parceria com o Inea

“Quero agradecer à secretária Sheila Boechat pelo trabalho e parceria nos nossos projetos. O que está acontecendo aqui, já fez parte do Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea), que está em análise e estaremos lançando em breve. Agradecer também ao Inea na parceria, colaborando muito com os nossos trabalhos, dando todo o suporte nos pedidos através da APA do Alto Iguaçu e também a parceira com a Secretaria Municipal de Agricultura. Toda vez que falo da E.M. José Pinto Teixeira eu me emociono. E agradeço, o empenho da escola nessa causa tão nobre que é falar e tratar do Meio Ambiente e quando a gestora da escola (Vera Lúcia Martins) abraça essa causa, é fundamental, e dar autonomia, o reflexo é o que estamos vendo aqui hoje. Momentos como esse, recarregam nossa força e energia”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, ressaltando a parceria importante do gestor do Inea da APA Alto Iguaçu, Leandro Gomes.

Preservação da natureza

O projeto tem por objetivo sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação da natureza, através de ações de educação ambiental, crianças e jovens das comunidades situadas no entorno de unidades de conservação, buscando formar agentes multiplicadores de boas práticas ambientais e conscientização ambiental com práticas de preservação e conservação do meio ambiente.

Cuidados com a natureza

“Essa certificação é a representatividade de uma visão de futuro começando do agora. E essa visão se dá pela intersetoriedade entre as pastas de uma gestão pública. Nós temos isso como dever, respeito e honra ao nosso prefeito Márcio Canella, à vice-prefeita Mariana Malta e ao secretário especial Chefe de Gabinete Marcelo Canella, que apoiam projetos que transformam vidas e fortalecem a educação em nossa cidade. É muito gratificante ver nossos estudantes participando de iniciativas que despertam o cuidado com a natureza e o compromisso com um futuro sustentável para Belford Roxo. Uma experiência única de aprendizado, com 24 horas de carga horária, que uniu educação, consciência ambiental e cidadania, isso é o resultado de uma gestão escolar comprometida com os alunos e à Educação”, destacou a secretária municipal de Educação, Sheila Boechat, ao lado da secretária municipal Especial de Ensino, Fernanda Romero.

Ações positivas

A Escola Municipal José Pinto Teixeira se destaca pelas ações positivas na área ambiental, como, o cultivo de horta, fabricação de sabão com óleo de cozinha reaproveitado e compostagem com cascas e folhas de vegetais, entre outros.

“Eu tenho orgulho da E.M. José Pinto Teixeira e de todos os alunos. Em pouco tempo conseguimos ter essa unidade revigorada, após iniciarmos nosso trabalho em janeiro. Todos nós vestimos essa camisa. Toda vez que se ouve falar da E.M. José Pinto Teixeira, você sabe que tem uma escola voltada para o Meio Ambiente, com grandes iniciativas, como por exemplo, a nossa horta escolar que tanto empolga os alunos, desde o plantio a coleta, ou na produção de sabão. Eu sempre falo pros alunos, que uma coisa ninguém vai tirar de vocês, o conhecimento. E esse conhecimento sobre o Meio Ambiente eles vão levar pra vida e ninguém vai tirar deles. Nossos alunos são fora da curva. O convite para o Guarda- Parque Mirim foi a cereja do bolo”, destacou a gestora da escola, Vera Lúcia Martins.

Aulas teóricas e práticas

Os alunos participaram do curso durante duas semanas com entusiasmo recebendo as equipes do Inea com aulas teóricas e práticas, que abrangeram os temas animais peçonhentos, observação de aves, segurança nas trilhas, identificação e comportamentos durante os incêndios florestais, primeiros socorros e práticas corretas nas unidades de conservação.

“Nossa escola realiza grandes práticas voltadas para o Meio Ambiente e os alunos são muito interessados na questão ambiental. Esse projeto é muito importante e enriquecedor para os nossos estudantes”, destacou a professora de Ciências, Geise Wyterlin, ao lado dos alunos Rebeka Rosa e Kauã Miguel, lembrando a participação dos alunos na Conferência Estadual de Meio Ambiente, onde os estudantes apresentaram o trabalho “Recantus Resiliente: Educação Ambiental e Justiça Climática para Prevenção de Enchentes”.

Certificados de conclusão

O ponto alto da cerimônia foi a entrega dos certificados de conclusão do projeto com os alunos alegres e animados que marcaram presença na plenária da Câmara Municipal, ao lado dos familiares, professores e profissionais das secretarias de Meio Ambiente, Educação e do Inea.

“O que os alunos aprenderam nesse projeto eles vão levar para vida. Gostaria de parabenizar o Inea e as Secretarias de Meio Ambiente e Educação pela iniciativa e o reconhecimento que as pessoas estão tendo do trabalho do prefeito Márcio Canella e de todas as secretarias municipais” ressaltou o secretário municipal de Agricultura, Adriano Oliveira do Nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *