Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade estabelece novas metas durante o 10º COSUD
Encontro aconteceu na cidade de Porto Alegre e contou com a presença da subsecretária Marie Ikemoto
Na última semana, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade marcou presença no 10º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), em evento realizado no município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Representado pela subsecretária de mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade Marie Ikemoto, o órgão estadual protagonizou as discussões que visam a otimização das estratégias ambientais no eixo Sul-Sudeste.
“A articulação que o Cosud promove com os nossos estados vizinhos é essencial para agilizarmos a efetividade das ações da pauta ambiental, uma missão que nenhum estado consegue resolver sozinho. Alinhados, os gestores estaduais têm uma maior capacidade e visão para guiar significativa parte do país rumo à conservação da mata atlântica e à adaptação às mudanças climáticas”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
Inseridos no bioma da Mata Atlântica, os estados membros do Cosud, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul somaram forças na discussão que norteará as ações ambientais para o próximo ano na preservação da fauna e flora na região. A efetivação para o Fundo da Mata Atlântica, instituído em 2006 pela Lei nº 11.428, e a criação do observatório de monitoramento da execução do Plano de Ação do Tratado da Mata Atlântica, foram as principais proposições do grupo.
“O Tratado da Mata Atlântica, celebrado entre os sete estados do Cosud, abrange ações de aumento da efetividade da fiscalização ambiental e do combate ao desmatamento, a criação de corredores ecológicos regionais e ações para adaptação às mudanças climáticas”, explica a subsecretária Marie Ikemoto.
Os estados participantes compartilharam experiências e dividiram as responsabilidades nas metas a serem alcançadas, assumindo objetivos específicos que serão monitorados a cada edição do Cosud. Outro destaque do encontro que reuniu governadores e gestores em território gaúcho foi a finalização do estatuto da entidade, documento que oficializa a constituição da mesma.