Secretaria de Estado de Saúde participa de certificação Hospital Amigo da Criança
Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda recebeu o selo do Ministério da Saúde em prol das boas práticas do aleitamento materno
A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, participou, nesta quinta-feira (20/03), da solenidade de certificação do título Hospital Amigo da Criança ao Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, que pertence ao Complexo Municipal Souza Aguiar.
O Hospital Amigo da Criança (IHAC) é um selo de qualidade atribuído a hospitais que promovem o aleitamento materno. O Ministério da Saúde é o órgão responsável por conceder o título. Com 13 anos de existência, a maternidade Maria Amélia já realizou 57.282 partos e cumpriu as diretrizes para a certificação.
“Gostaria de destacar a potência e a capacidade técnica dos funcionários das unidades de saúde do município do Rio de Janeiro. Essa certificação é a prova que o investimento feito nos servidores torna o Rio de Janeiro uma capital referência para o país. A certificação concedida pelo Ministério da Saúde mostra que estamos no caminho certo para oferecer o melhor para a população do estado do Rio de Janeiro”, disse a secretária Claudia Mello.
A superintendente de Atenção Primária da SES RJ, Halene Armada, destacou a iniciativa das salas de apoio à amamentação em empresas e instituições para atender à mulher que volta da licença maternidade. “É sempre importante lembrar da importância da sensibilidade do cuidado humanizado, especialmente em temas como o aleitamento materno e a saúde das mulheres “, afirmou.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem 317 hospitais certificados com o selo. Na rede estadual de saúde, o Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart e o Hospital Estadual da Mãe, ambos na Baixada Fluminense, já foram contemplados.
Ao longo de dois anos, o Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda implantou diversas práticas humanizadas, que contribuíram para a certificação. Além do treinamento constante das equipes multiprofissionais, houve o fortalecimento junto às mães para a manutenção da lactação e o estímulo à hora de ouro (período de 60 minutos logo após o parto), com a presença de uma nutricionista logo após o parto.
Estiveram presentes na cerimônia o subsecretário executivo da SMS-RJ, Rodrigo Prado; a assessora técnica do Ministério da Saúde, Lorena Mello; a diretora geral do Complexo Geral Souza Aguiar, Paula Travassos e o superintendente de maternidades da SMS-RJ, Marcio Ferreira.