Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro firma Termo de Cooperação com Firjan Sesi para ampliar cobertura vacinal
Além de levar imunização diretamente às indústrias, outra parceria firmada fortalece ações de inovação em Saúde
Em parceria com a Firjan Sesi, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) pretende ampliar a cobertura vacinal e fortalecer outras ações do setor no ecossistema de inovação. As iniciativas foram firmadas na última quarta-feira (3/12), durante o evento “Saúde Talks 2025: O congresso que debate inovação e produtividade para uma indústria mais saudável”, na Casa Firjan.
Na abertura, a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Firjan Sesi para fortalecer a imunização dos trabalhadores da indústria fluminense. O documento assinado também pelo presidente da Firjan Sesi, Luiz Césio Caetano, e pelo diretor-executivo da Firjan Senai Sesi, Alexandre dos Reis, orienta a colaboração para ampliar a cobertura vacinal e aproximar a saúde pública do cotidiano dos trabalhadores das indústrias.
“Esta parceria é muito importante porque vamos conseguir chegar aos trabalhadores das indústrias que representam milhares de pessoas em todo o estado. No Brasil erradicamos doenças graves com a vacinação em massa, não podemos perder essa expertise. Tenho certeza de que este é um passo fundamental para que possamos alavancar nossas coberturas e voltarmos a ter um cenário confortável com a população protegida das doenças”, ressaltou a secretária.
A parceria prevê que a SES-RJ será responsável pela articulação direta com os municípios, que fornecerão as vacinas e disponibilizarão as equipes para a execução das ações. Um dos destaques da iniciativa é a realização de campanhas de vacinação diretamente nas empresas associadas à Firjan Sesi, em articulação com as secretarias municipais de Saúde.
Acompanhada do subsecretário executivo Leonardo Ferreira e da coordenadora de Inovação, Emanuela Rainho, a secretária também assinou o Termo de Adesão ao projeto HUB de Saúde Firjan Sesi. O documento garante a participação estratégica em ações de inovação, tecnologia e articulação com o ecossistema de saúde.
Com essa adesão, a SES-RJ passa a ter acesso prioritário a startups e soluções tecnológicas, incluindo participação antecipada em rodadas de negócios, curadorias exclusivas e diagnósticos personalizados para aproximação com empresas voltadas à saúde e à Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
Além disso, a Secretaria passará a integrar o Grupo de Trabalho de Inovação em Saúde, contribuindo na proposição de temas e orientação das futuras rodadas de inovação. O subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sérgio Ribeiro, também apresentou o painel “One Health” (Uma só Saúde).

