Secretária de Educação de Belford Roxo encerra Jornada Pedagógica 2026 para coordenadores de turno, estimuladores e agentes de apoio
A Secretaria de Educação de Belford Roxo (SEMED) finalizou, nesta sexta-feira (06/02), a “Jornada Pedagógica 2026” para estimuladores, agentes de apoio à inclusão e coordenadores de turno que atuam na rede municipal. O evento com o tema “Educação que transforma, Esperança que constrói” foi realizado durante toda semana em quatro locais: Igreja Batista (PIB) de Heliópolis, PIB de Vila Entrerrios, PIB do Bairro das Graças e no auditório da SEMED, no Centro, para profissionais educacionais de diversas áreas.
A Jornada Pedagógica é um período importante de estudo e planejamento estabelecendo as bases para o desenvolvimento do trabalho pedagógico de excelência fortalecendo com palestras, práticas e abordagens importantes temas para agregar conhecimento e aprendizagem que serão repassados no tratamento e na atenção educacional dos alunos na garantia do direito de cada estudante de aprender, projetar seu futuro com dignidade e na soberania popular.
As aulas nas escolas e creches municipais estão marcadas para reiniciarem na próxima segunda-feira (09/02).
Coordenadores de turno
Na Igreja Batista do Bairro dos Graças, os coordenadores de turno foram recepcionados pela secretária municipal de Educação, Sheila Boechat, com delicioso café da manhã e um momento de interatividade e descontração musical ao lado do músico e profissional de RH da Semed, Davi Rodrigues, que sacudiu a galera com sucessos da MPB e do Gospel.
“A Jornada Pedagógica de 2026 é um momento importante de estudo e planejamento coletivo que antecede o início das aulas com dinâmicas, palestras e sorteios direcionadas à atuação dos profissionais. Uma ação de acolhimento, valorização e fortalecimento de quem tem um papel fundamental no cuidado e no desenvolvimento dos alunos. O coordenador de turno não pode perder o equilíbrio na relação com os estudantes”, afirmou a secretária Sheila Boechat.
A palestra para os coordenadores ficou a cargo do professor de Letras e pós-graduado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e secretário executivo de Educação, Victor Alexandre, com o tema “Entre a Rotina e o Cuidado: O Papel Estratégico do Coordenador de Turno”.
O coordenador de turno escolar é o profissional responsável por organizar, supervisionar e monitorar as atividades diárias, o comportamento dos alunos e o cumprimento do regimento interno durante um turno específico. Ele atua na mediação de conflitos, apoio aos professores, atendimento aos pais e garantia da segurança e disciplina. O cargo é estratégico para o funcionamento do ambiente escolar, garantindo que o planejamento educacional seja colocado em prática no dia a dia.
Estimuladores e agentes de apoio
Com a Igreja Batista de Heliópolis lotada, na parte da manhã e à tarde, os estimuladores e agentes de apoio à inclusão, foram agraciados com a palestra interativa e animada do professor, gestor escolar e mestrando em Educação, Nicodemus Araújo de Vasconcelos, com mais de 15 anos de atuação na área educacional, sempre lidando com pessoas, conflitos, diferenças e histórias reais. Com grande destaque no tema da educação inclusiva, o professor com sua vivência, levou aos participantes a compreensão que a inclusão não começa nos documentos, mas no comportamento, se constrói na comunicação e se sustenta no acolhimento cotidiano, especialmente nos momentos de desafio.
“Importante compartilhar experiências e reflexões sobre como atitudes conscientes podem transformar os espaços educacionais em ambientes mais humanos, acessíveis e verdadeiramente inclusivos”, ressaltou o professor Nicodemus Araújo, que apresentou dados do Censo Escolar de 2024 com os números de estudantes laudados nas escolas brasileiras com vários diagnósticos, entre eles, deficiência intelectual, TEA, Deficiência Física, Baixa Visão, Deficiência Auditiva, Altas Habilidades e Superdotação, Surdez, Cegueira e Surdo-cegueira.

