Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos segue capacitando em libras servidores que trabalham no atendimento direto ao público externo
As aulas que começaram de forma online seguem agora para o presencial. A turma animada de servidores que está levando muito a sério a possibilidade de trabalhar de forma mais inclusiva, e efetiva no atendimento das pessoas surdas, puderam conhecer os colegas de classe presencialmente nesta sexta, dia 1º. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro por meio do Projeto Social Mais, da Superintendência de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos.
As aulas começaram a cerca de um mês, sendo realizadas por chamada de vídeo uma vez na semana, totalizando 4 aulas virtuais. A proposta é capacitar os servidores estaduais em Língua Brasileira de Sinais (Libras), preferencialmente àqueles que trabalham com atendimento ao público, para que possam atender as pessoas surdas que procuram ou trabalham nos órgãos públicos do Estado. A atividades teve início apenas para os servidores da própria Secretaria, e deverá ser ampliada para as demais Secretarias Estaduais.
A servidora Deise de Cassiano, assistente administrativa do Abrigo Cristo Redentor, está desde o início do projeto participando das aulas, e já ganhou até o seu sinal.
– É uma experiência que eu sempre tive vontade de aprender, mas nunca tive oportunidade. E hoje a Secretaria me oferece e estou aproveitando de todas as formas. Pretendo ficar até o final. – disse Deise, que já sabe fazer o alfabeto em sinais.
O curso é dividido em 4 módulos, totalizando 120 horas. A ideia é que até o final de dezembro o primeiro módulo de introdução já tenha sido finalizado.
– Estamos muito felizes com a essa iniciativa, e os nossos servidores também. Isso nos faz garantir um atendimento eficaz e igual pra todos. – destacou a subsecretária de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, Aline Forasteiro, responsável pelo projeto.