5 de dezembro de 2025
Baixada FluminenseBelford RoxoDESTAQUEMunicípiosNotícias

Secretaria de Assistência Social celebra o Dia Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência com evento e atrações na Estação Cidadania

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania promoveu, nesta sexta-feira (05/12), na Estação Cidadania, um evento alusivo às comemorações ao Dia Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. O evento contou com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEFBR) que teve seus conselheiros empossados nesta semana.

A diversificada programação contou com palestras, exposições de produções artísticas, atividades voltadas para o enfrentamento do capacitismo (discriminação contra pessoas com deficiência), além de uma confraternização ao término da manhã do evento.

 

Celebração da data

“Muito importante celebrarmos essa data e aumentarmos a percepção sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência. Temos que incentivar a participação plena e ativa na sociedade, fomentando políticas públicas e iniciativas que garantam igualdade de oportunidades e acesso a todos”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Diogo Bastos, ao lado dos secretários de Cultura, Esporte e Lazer e Combate à Fome, André Carvalho, Rodolfo Carvalho e Marcelle da Silva, que também prestigiaram o evento, além de representantes do COMDEFBR, moradores e artistas com deficiências.

Entre os principais objetivos do evento está o de promover a valorização e o entendimento sobre a Pessoa Com Deficiência, despertando a consciência de que essa é uma luta coletiva, que exige engajamento, respeito e empatia de toda a sociedade.

Força e fé

“Sou grato ao prefeito Márcio Canella e a vice Mariana Malta, ao secretário de Assistência Social, Diogo Bastos e ao secretário de Esportes, Rodolfo Carvalho. Quando perdi a visão, achei que minha terra tinha acabado. Mas, eu busquei força, na minha fé, e vi que ali estava recomeçando a minha vida em 1998, quando conheci a música, e hoje sou músico profissional, percussionista e dou aula de musicoterapia. E hoje, graças a Deus, coloquei no meu coração, transformei a minha mente para criar uma nova história”, disse Davi Santos, músico e cego total, que se apresentou ao lado de outros músicos, igualmente com deficiências.

Conselho Municipal

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF) é um órgão público consultivo, deliberativo e fiscalizador, essencial para a criação e monitoramento de políticas de inclusão e acessibilidade no município. “Muito importante o retorno do COMDEFBR, que acabou sendo descontinuado em governos anteriores. E agora, com o retorno do conselho, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, conseguimos ter todo o suporte e o apoio da Semasc, garantindo a participação da sociedade civil na formulação de ações que promovam a autonomia e os direitos das pessoas com deficiência, atuando em parceria com o Poder Público para efetivar a legislação, como, e Lei Brasileira de Inclusão”, disse a presidente do COMDEF, a advogada e pedagoga, Andrea Félix.

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado em 3 de dezembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 para promover a compreensão das questões de deficiência, defender a dignidade, os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência, e mobilizar apoio para sua inclusão em todas as esferas da sociedade.

“Uma manhã feliz, alegre e fundamental para que as pessoas enxerguem as pessoas com deficiência com as mesmas necessidades, igualdades e sem preconceitos. Muito feliz por estar aqui e desfrutar de uma manhã tão animada e de conscientização”, afirmou a jovem Evelyn Peçanha, que se apresentou ao lado da avó Suely e arrancou muitos aplausos dos participantes.

A escritora Marcia Ribeiro Joviano ainda apresentou seu livro, em parceria com José Antônio Barbosa dos Santos e Natany Carvalho, “Mães Atípicas e Depois do Diagnóstico? Histórias de Vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *