10 de novembro de 2025
Médio ParaíbaMunicípiosNotíciasVolta Redonda

Secretaria da Mulher e Direitos Humanos de Volta Redonda firma parceria com Degase para beneficiar jovens

Projeto a ser desenvolvido com adolescentes que cumprirem medidas na unidade estadual visa promover reflexão como parte do processo de reintegração

 

A secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos de Volta Redonda, Glória Amorim, se reuniu na última semana com dois diretores do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), órgão do governo estadual responsável por executar medidas socioeducativas para jovens e adolescentes, e que tem como objetivo acautelar, atender e acompanhar esses jovens para a reintegrá-los à sociedade. O objetivo do encontro foi firmar um compromisso em benefício dos jovens assistidos, com um projeto de autoria da estudante de Psicologia, Milena Tavella, da UFF (Universidade Federal Fluminense), que faz estágio na SMDH.

 

“O objetivo do projeto é trabalhar com os adolescentes e jovens no sistema provisório, ajudando na reflexão sobre masculinidade, respondendo questões como: ‘O que é ser homem?’, ‘Homem pode chorar?’, ‘Homem pode ser sensível?’, ‘Homem precisar ser violento?’. Ajudá-los nessa reflexão, contribuindo para diminuir a raiva e a violência”, explicou a secretária Glória Amorim, que estava acompanhada das assessoras técnicas da SMDH, Cidinha Araujo e Kelly Gomes.

 

“Eu, como estudante de uma universidade pública, estou dando o retorno daquilo que nós aprendemos na faculdade. Nada mais justo em também contribuir com a sociedade na produção de conhecimentos, num projeto visando a prevenção da violência”, agradeceu a autora do projeto, Millena Tavella.

 

Primeira secretaria na parceria

 

A diretora do Degase, Josimeire Fernandes, comentou: “Nós começamos promovendo reuniões há cerca de um mês com todas as secretarias municipais da prefeitura, mas com a Secretaria de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos é a primeira que fechamos algo de concreto. Já temos um acordo, uma data agendada para uma atividade com os adolescentes. Eu fico feliz em proporcionar esta parceria que vai ajudar muito na formação socioeducacional dos jovens”, enfatizou.

 

Serão quatro encontros com os jovens, sempre às segundas-feiras. O coordenador-geral do Degase, Paulo Roberto Batista, informou que eles trabalham com jovens de 12 aos 21 anos incompletos na internação provisória de até 45 dias, onde são avaliados através de relatórios enviados ao Poder Judiciário.

 

“Foi ótima a reunião. Estamos com uma atividade, algo concreto para a programação socioeducativa dos jovens e adolescentes, sendo que quanto mais parceria, mais produtivo será o alcance deste trabalho coletivo na reeducação dos adolescentes”, afirmou o coordenador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *