Saúde de Casimiro de Abreu lança SACOLÉ TERAPÊUTICO
A linha de Fitoterápicos municipal, Minha Terra, lançou mais um produto, o “Sacolé Terapêutico”. Unindo as propriedades do capim-limão e do maracujá, o sacolé
é a aposta do verão. O lançamento ocorreu no último sábado, dia 31, durante a caminhada +Saúde que encerrou as ações da campanha “Janeiro Branco”.
O capim-limão é uma planta medicinal amplamente utilizada e reconhecida por suas propriedades
calmantes, relaxantes e ansiolíticas. Seu consumo, especialmente na forma de chá, auxilia na redução do
estresse, da ansiedade leve e da irritabilidade, além de contribuir para a melhora da qualidade do sono,
favorecendo o equilíbrio emocional, conforme os princípios das Práticas Integrativas e Complementares em
Saúde (PICS).
A ação também incorpora o extrato de maracujá, fruta reconhecida por seu efeito calmante natural,
que contribui para a sensação de relaxamento e bem-estar. O maracujá é rico em vitaminas e compostos
antioxidantes, importantes para o bom funcionamento do organismo.
Além disso, as sementes do maracujá, frequentemente descartadas, são uma relevante fonte de
fibras alimentares.
“A ideia é ofertar os sacolés gratuitamente nas ações de saúde: rodas de conversa, salas de espera nos Postos de Saúde, nos encontros das atividades físicas do Projeto 90 Dias + Saúde… É possível ter uma vida saudável consumindo as plantas que encontramos em nosso cotidiano. Essa é a maior proposta do Minha Terra.” disse Rene Santos, farmacêutico, nutricionista e idealizador do projeto.
FITOTERÁPICOS MINHA TERRA:
A linha de Fitoterápicos Minha Terra é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação Municipal Casimiro de Abreu. A proposta une o conhecimento científico à sabedoria popular para produzir fitoterápicos certificados pela Fiocruz, com foco na promoção da saúde, no cuidado integral e no uso responsável de plantas medicinais.
O Minha Terra conta com a parceria da RedesFito/Fiocruz, que fortalece experiências locais em fitoterapia e práticas integrativas no Brasil, e com o apoio institucional do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense), contribuindo para a articulação regional e o fortalecimento do projet

