21 de outubro de 2025
Campos dos GoytacazesDESTAQUEMunicípiosNorte FluminenseNotícias

Saúde de Campos capacita dentistas para atendimento a paciente em tratamento de câncer

Atualização profissional prevê minimizar complicações clínicas do paciente; programação faz parte do mês do dentista

A Secretaria de Saúde de Campos promoveu, nesta terça-feira (21), uma capacitação sobre odontologia oncológica para dentistas da rede pública. O evento, que faz parte também de uma comemoração pelo mês do dentista, aconteceu no auditório da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) e reuniu cerca de 100 profissionais.
“Reconhecemos a importância da odontologia na promoção da saúde e na vida das pessoas. Nesta segunda etapa do governo Wladimir Garotinho temos o foco de reestruturar a Atenção Básica como uma diretriz de governo e a odontologia se enquadra nessa política”, informou o subsecretário geral de saúde, Marcos Gonçalves (Dr. Maninho).
De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Bucal, o dentista Alexandre Buchaul, o objetivo da capacitação é preparar o profissional para entender as especificidades do paciente em tratamento de câncer.
“Por meio dessas palestras, os dentistas vão identificar o momento certo e a forma adequada para o tratamento e reduzir as consequências de uma gravidade, por exemplo. O tratamento de câncer pode gerar problemas como necrose óssea, sintomas de boca seca ou outras complicações em decorrência da quimioterapia e radioterapia. Por isso, a importância de uma avaliação que pode ser preventiva de problemas futuros ou corretiva de forma emergencial, como o caso de uma extração”, explicou Buchaul.
O município de Campos atende os pacientes oncológicos na área de odontologia na sede da Secretaria de Saúde. Segundo Buchaul, a intenção é ampliar para todo o município. “Os médicos oncologistas podem encaminhar os pacientes para a rede pública, porque o atendimento já existe. O ideal é que essa consulta com o dentista ocorra entre a primeira consulta do médico oncologista e o início do tratamento contra o câncer. Alguns cuidados odontológicos são proibitivos quando o paciente está fazendo quimioterapia ou radioterapia”, explicou Buchaul.
Entre o público participante, o dentista Carlos Ferreira de Amorim Neto destacou a conduta no consultório. “Hoje, o câncer é um problema democrático. A doença não escolhe sexo, cor ou idade. Estar informado sobre esses cuidados é muito importante. Já fui procurado por pacientes com câncer e antes de iniciar o tratamento odontológico, pedimos autorização por escrito do médico oncologista sobre o cuidado que devemos ter. A atuação é sempre em conjunto devido à complexidade da doença e o fato de a saúde ser vista de forma integral”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *