Saúde de Barra do Piraí promove conscientização sobre o combate à Dengue e outras arboviroses

A sexta-feira, 22, contou como uma grande ação. Através da Prefeitura de Barra do Piraí, as secretarias de Educação, e Saúde e de Assistência Social se juntaram para promover uma manhã destinada ao combate às arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya) por meio do projeto “Arbovirose Zero”. O evento, que teve início às 8h30, na Escola Municipal Cortines Cerqueira, no bairro Lago Azul, contou com vacinação, pesagem do Bolsa Família, exposição com microscópio e uma passeata com os alunos pelo entorno do colégio. Tudo com a intenção de assistir à população e de esclarecer e disseminar a luta contra os transmissores.

As arboviroses são doenças transmitidas por mosquitos e podem ser facilmente adquiridas nos mais diferentes ambientes, sejam eles urbanos ou rurais. Devido a isso, diversas campanhas são organizadas com o objetivo de evidenciar o motivo de se combater o aumento da reprodução dos mosquitos, sendo essa prática uma delas. Nela, em meio a esclarecimentos, foram feitos 20 atendimentos referentes ao Bolsa Família e, além disso, crianças e adultos foram imunizados com doses de rotina, contra a covid e influenza, totalizando cerca de 65 aplicações.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Barra do Piraí, Irinéia Rosa, destacou que a ação visa disseminar ideais de prevenção entre as crianças. “O projeto, em parceria com a Educação, pretende aumentar a conscientização. Assim, a Dengue, Zika e a Chikungunya poderão ser combatidas por mais pessoas. As crianças, certamente, ficarão atentas, cuidando para que a doença não se espalhe, pois levarão esse aprendizado para suas vidas”, completou.

Para o secretário interino de Educação, Wanderson Barbosa, “somar forças” com outras secretarias como a de Saúde pode fomentar um grande avanço na disseminação de informações que contribuirão para o bem-estar da população. “Estou muito contente com o trabalho feito pelo ‘Arboviroses Zero’. Essas doenças são um mal que assola uma grande parte do país, mas, felizmente, cada um pode fazer a sua parte no combate. Ensinar é o ‘pilar’ de tudo, pois, a partir disso, criaremos mais gerações cientes da importância da luta contra o Aedes aegypti”, concorda o chefe da pasta.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, falou como é essencial instruir as crianças a respeito dos cuidados necessários para impedir a proliferação dos vetores da doença. “É de extrema importância que as crianças, desde cedo, sejam ensinadas a ser agentes do combate às arboviroses. Em grande parte dos casos, os focos da doença estão localizados dentro das nossas próprias casas e, por isso, ter essa precaução, em nossas moradias, já é um grande passo. Parabenizo as secretarias, atividades como essa sempre serão valorizadas e incentivadas”, finaliza o chefe do Executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *