Saúde de Barra do Piraí inicia expansão da campanha “Vacinação em dia”
Na quarta-feira, 26, e na quinta-feira, 27, a Prefeitura de Barra do Piraí, através da Secretaria de Saúde, iniciou as ações da campanha “Vacinação em dia”. O evento teve o objetivo promover a imunização da população a partir da aplicação de doses da vacina da gripe e da covid bivalente, há poucos dias disponibilizada para toda a população com mais de 18 anos. A ação teve início na Praça Nilo Peçanha, no Centro, das 9 às 13 horas, e, agora, será expandida para o Posto de Saúde Albert Sabin, no bairro Santana, nas segundas e terças, das 8 às 15h30, para a Saúde da Mulher, no centro, e nas unidades básicas de saúde dos distritos.
Na campanha municipal, o foco está sendo dado para duas vacinas: a nova forma de imunização, a dose bivalente, uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19, que protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron; e, além dela, a vacinação contra a gripe vem seguindo o seu período de aplicação anualmente realizado, por ser uma doença muito comum no país e de fácil transmissão.
Nos dois casos é importante se atentar para alguns detalhes, como o público alvo e as restrições. A bivalente, conforme decreto federal, está sendo destinada a todos com idade de 18 anos ou mais, enquanto a imunização contra a gripe está direcionada para pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças de seis meses a 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres que estão no período pós-parto), indígenas, profissionais de Educação, pessoas com comorbidades, pessoas deficiências permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e forças armadas, trabalhadores e a população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
A vacina bivalente é uma dose de reforço para quem já foi imunizado com, pelo menos, duas doses da vacina e, além disso, para recebê-la a pessoa tem que ter tomado a última vacina há, no mínimo, quatro meses. Além disso, não é recomendado se vacinar contra a gripe em caso de sintomas que remetem ao covid-19. Nesse caso, é necessário realizar um teste na unidade de saúde mais próxima, pois pessoas que contraíram o coronavírus precisam esperar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou do teste positivo para assintomáticos e, devido a isso, precisam adiar a vacinação contra a Influenza até estarem recuperados.
O secretário interino de Saúde, Dione Caruzo, falou sobre a importância da divulgação da vacinação e sua continuidade. “Temos sempre que continuar com a vacinação. As vacinas vêm como uma nova forma de prevenção contra inúmeras doenças. Elas foram feitas a partir de vários estudos e garantem a proteção da população. Não podemos esquecer da importância da imunização”, enaltece o secretário.
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, salientou como se vacinar é vital e uma prática altruísta. “A saúde é um dos bens mais importantes que o ser humano possui e, por isso, o governo sempre fez grandes investimentos nas áreas que se ligam a ela. Ao se vacinar, além de estar cuidando de si, você está zelando pelo outro. É indispensável enfatizar a importância da imunização, pois através dela é possível salvar muitas vidas”, finaliza o prefeito.